POLÍTICAS DE CURRÍCULO NO CONTEXTO DA PRÁTICA EM ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM ALCOBAÇA-BA: ONDE ESTÃO AS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRO-INDÍGENAS?
Políticas de Currículo; Contexto da Prática; Ensino Religioso; Religiões Afroindígenas; Alcobaça-BA
O material de qualificação que se apresenta faz parte do projeto de pesquisa de mestrado “Políticas de Currículo no Contexto da Prática em Ensino Religioso na educação do campo em Alcobaça-BA: onde estão as religiões de matrizes afro-indígenas?”, orientado pelo Professor Dr. Paulo de Tássio Borges da Silva, no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais – PPGER, IHAC – UFSB, Campus Paulo Freire. O texto está organizado de modo que atenda o percurso que se inicia com a apresentação do memorial, o qual nomeio como “Memórias que se tecem”. Neste, apresento as vivências que partilhei com a família biológica, com laços fraternais e sujeitos que se fizeram presentes nos fios que constituem as minhas memórias entrelaçadas às experiências de outros sujeitos que partilham construções em meio às superações de desafios, dos saberes, crenças e preconceitos, que estigmaram a família, a importância dada à educação como emancipadora. Nesse viés os fios que se cruzam, fragilizaram, fortaleceram e constituíram memórias que se tecem através de contextos. A segunda etapa do percurso, apresento o projeto de pesquisa “Políticas de Currículo no Contexto da Prática em Ensino Religioso na educação do campo em Alcobaça-BA: onde estão as religiões de matrizes afro-indígenas?” que é resultado de inquietações acerca do redimensionamento do Documento Curricular Municipal de Alcobaça-BA para Ensino Religioso. Espaço que atuo como docente da educação básica e cuja população escolar encontra-se majoritariamente nas comunidades campesinas.