NARRATIVAS E MEMÓRIAS DE DOCENTES LÉSBICAS E GAYS NEGROS E NÃO NEGROS DO MUNICÍPIO DE ITAMARAJU/BA
Conversa. Escola. Raça. Sexualidade.
A presente pesquisa aborda sobre “As narrativas e memórias de professores gays e lésbicas negros e não-negros do município de Itamaraju-BA”. Além disso, traz uma escrita autobiográfica do pesquisador. Esse trabalho tem como objetivo dialogar com os profissionais de ensino sobre as questões de raça, gênero e sexualidade no contexto escolar, verificando como os profissionais de ensino, a escola, a família e os atores/atrizes se colocam diante de tais discursos. O caminhar metodológico se fez por meio da conversa, pois o diálogo e as trocas existentes entre os sujeitos possibilitam recriações e representações de experiências internas e externas. A pesquisa traz dois momentos de conversa: remoto e presencial. Em ambos, houve assuntos como: homofobia, racismo, família, escola, relação professor/aluno e professor/comunidade, as políticas curriculares nacionais e municipais, as vivências subjetivas e outros desdobramentos que ocorrem no chão da escola. Todo o trabalho apresentado se constitui em um material: E-book. Produto produzido com o objetivo de potencializar os discursos de raça, gênero e sexualidade no espaço escolar. Além disso, o produto pretende atender ao que preceitua o Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais – PPGER. Para além disso, as narrativas, evidenciaram que a escola caminha por uma linha tênue entre o tolhimento e a libertação de sujeitos que burlam o convencional. Por fim, a escola pode ser entendida como espaço de resistência ou de encontro, esses que são debatidos e tensionados, constantemente, no chão da escola.