Educação Religiosa antirracista de crianças evangélicas em Camacã.
Criança evangélica – consciência racial – educação cristã antirracista
A educação não formal em igrejas evangélicas ainda se encontra fundamentada numa teologia hegemônica a serviço da colonialidade e que não contribui para a afirmação positiva da identidade negra. A presente pesquisa investigou o letramento racial e o processo de desenvolvimento da identidade étnico-racial da criança evangélica na Igreja Presbiteriana Renovada de Camacã. Para tanto, utilizou observação, entrevistas semiestruturadas com a professora, familiares e adultas(os) da igreja; contação de história e atividade dirigida na salinha infantil; e questionários respondidos por lideranças das principais religiões da cidade. A pesquisa permitiu identificar que, embora as pessoas de cor preta sejam a maioria na igreja, a cor preta é associada à feira e à sujeira, e tanto crianças quanto adultas(os) se identificam como morenas(os). Além disso, o combate ao racismo encontra-se amparado no princípio de igualdade perante Deus, com apagamento das diferenças e desigualdades étnico-raciais e sem ações afirmativas da identidade negra. Com recurso de promoção de uma educação cristã antirracista, foi elaborado um e-book com contos infantis, fundamentado na teologia negra, a partir da releitura de narrativas bíblicas.