AFROEMPREENDEDORISMO COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO
SÓCIO ECONÔMICA EM MEIO AO RACISMO INSTITUCIONAL:
REAFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA DISCENTE NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ILHÉUS
Educação empreendedora. Reafirmação Identitária.
Empoderamento.
Esta pesquisa preocupa-se em incentivar o afroempreendedorismo como estratégia
de inclusão socioeconômica e reafirmação do pertencimento identitário dos
discentes afrodescendentes das escolas do município de Ilhéus para inserção no
mundo dos negócios. O racismo institucional, a luta pela sobrevivência do negro
enquanto minoria étnica, os movimentos e organizações no combate à discriminação
racial, políticas públicas para a diversidade racial e o afroempreendedorismo, a
busca pela identidade afroempreendedora, e a educação empreendedora são
objetos de estudo dessa dissertação. Esses conhecimentos descrevem o modo
como a sociedade brasileira se constituiu, baseada em um discurso de
subalternidade do negro, apresentando-o de forma estereotipada. Busca-se, assim,
analisar o quanto a desvalorização do negro tem influenciado no cotidiano dessa
população, bem como na sua inserção nos espaços sociais. É uma pesquisa de
caráter qualitativo, que possui como procedimentos e instrumentos para o
levantamento de dados a pesquisa bibliográfica, observação livre e pesquisa
documental. O produto final será um manual educativo (ainda em construção) que
tem o propósito de estimular a educação empreendedora e o afroempreendedorismo
para os discentes que desejam ingressar no mundo dos negócios.