PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO COLÉGIO ESTADUAL CLEMENTE MARIANI: SABERES E FAZERES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO “AFROCENTRADO”.
PALAVRAS-CHAVES: Projeto Político Pedagógico, Identidade, Ressignificar.
Este relatório de intervenção se caracteriza pela elaboração de uma proposta que norteará o “documento de identidade” da Escola Estadual Clemente Mariani. Escola esta, situada no município de Maraú-Bahia. Uma escola campesina, que atende a uma população em sua maioria assistida, negros, filhos de trabalhadores rurais e quilombolas. Desenvolve-se uma reflexão sobre os fundamentos necessários para a construção de um projeto político pedagógico, documento que contemple às necessidades e as diversas realidades vividas pela comunidade escolar. Para isso, construiu-se no coletivo da comunidade, uma proposta de reelaboração do PPP da unidade escolar, com o objetivo de “empoderamento”. Propiciar aos educandos, professores, pais e moradores da localidade, um ensino para as relações étnico-raciais. Um ensino que respeite as “suas negritudes” e os seus “saberes e viveres”. Ressignificar o Projeto Político Pedagógico, como fio condutor de um currículo “afrocentrado”, um elo propulsor das ações de fortalecimento da identidade negra e quilombola das comunidades locais.