A SALA DE AULA VIROU BAILE FUNK: BARULHANDO A ESCOLA E COMBATENDO O RACISMO
Educação Antirracista;Funk na Escola; Lei10.639; Pensamento Negro Contemporâneo.
O presente trabalho trata-se de uma experiência pedagógicacom funk, realizada no ColégioMunicipal Professor Governador Paulo Souto,emPorto Seguro-Bahia,com alunos das turmas de 9º anosdo Ensino Fundamental. Propõe a inserção do funk na sala de aulaatravés doreflexo da Lei 10.639/2003, oportunizando um aprendizado para uma educação antirracistae descolonizadora. O funk é manifestação cultural, arte e música.Éjeito de ser, viver e pensar da cultura afro-brasileira, expressão da diáspora negra. Mesmo compondo o repertório da cultura imaterial negra, sofre repulsa e interdições no contexto educativo no Brasil. É Afalta de orientações curriculares para o trabalho com o funk em salanosdocumentoslegais da educação,bem como a ausência de trabalhos pedagógicos com funk que faz comessa manifestação popular e seus integrantes,aMaioria Minorizada (Santos, 2020),ocupem posição de marginalidade, isolamento e apagamento identitário.Assim, buscou-se neste trabalho, a partir da pesquisa-intervenção participativa como método, mostrar que o funk pode ser usado como tecnologia contra o racismo, jogando luz no baile funk como epistemologia para (re)pensarmos nossa educação na contemporaneidade.