Literatura e educação antirracista: A representação do negro em Ponciá Vicêncio.
Literatura afro-brasileira, Educação antirracista, Guia paradidático.
O trabalho com literatura exige, antes de tudo, certa reflexão sobre o próprio conceito do que é literatura, sua abrangência e possíveis funções. Inicialmente compreendida apenas como uma manifestação artística, a literatura vai muito além, servindo como registro de uma época, de um povo, de culturas e ideologias, ou também como uma ferramenta de crítica e denúncia social daquilo que é visto como faltante ou problemático na sociedade. Dessa forma, a literatura afro-brasileira desponta como uma síntese de todas essas características, pois através dela temos uma visão sensível e verossímil da história de um povo historicamente marginalizado até dentro da própria literatura tradicional. Sendo assim, alinhados com nosso objetivo de contribuir com a aplicabilidade da literatura na construção de uma educação antirracista, optamos por estabelecer o conceito de literatura, (Culler ,1995), (Eagleton,1997), (SOUZA, 2000) discutir como se caracteriza a literatura afro-brasileira (Duarte, 2008), (PROENÇA FILHO, 2010), (EVARISTO, 2011), e analisar uma obra representativa desta vertente, (Ponciá Vicêncio), a fim de compreender como o indivíduo negro é representado nestas obras. Munidos desta análise e cientes da necessidade de incluir conteúdos negrorreferenciados no limitado currículo das aulas de literatura de ensino médio, optamos por desenvolver um guia paradidático a partir desta e de outras obras que tratam da mesma temática, contendo propostas de leitura, reflexão e atividades complementares para serem desenvolvidas nas aulas de literatura.