CULTURA CORPORAL E FILOSOFIA UBUNTU: Princípios educativos de coletividade e (re)afirmação de identidade da
população negra.
Filosofia Africana. Ubuntu. Cultura corporal
Esta produção científica promove uma reflexão didática sobre as possibilidades de trato afropedagógico dos elementos da cultura corporal, à luz da Filosofia Africana, a saber: Ubuntu, uma relação que potencializa a transformação de tempos/espaços em produção de conhecimento educativo útil para a (re)afirmação da identidade negra e formação humana. Esse estudo apresenta e discute a compreensão filosófica de mundo, a partir do pensamento coletivo africano do povo Bantu, que sempre evidencia o “nós” em vez do “eu”. Neste trabalho foi possível desenvolver ações/reflexões com jovens negros da comunidade Zilda Arns, um bairro de localização periférica e marginalizado socialmente na cidade de Santo Antônio de Jesus-BA. O objetivo desse trabalho é agenciar princípios educativos como capazes de fomentar a (re)afirmação de identidade da população negra a partir de experiências relacionadas às vivencias sistematizadas dos elementos da cultura corporal à luz da filosofia Ubuntu, potencializando a consciência de cada sujeito ser parte de algo maior e coletivo. Por fim essa confluência na roda do conhecimento realizada durante a pesquisa promoveu uma intervenção pedagógica que gerou como produto chamado “Caderno Afropedagógico”, que agencia uma metodologia capaz de referenciar uma práxis pedagógica antirracista a partir da ciranda do conhecimento da filosofia e da corporeidade.