“ENSINO DE HISTÓRIA DA PALESTINA”: Contribuições pedagógicas para
o ensino da Questão Palestina em sala de aula.
Questão Palestina, Israel, Colonialismo, Paradidático.
Este trabalho objetivou a construção de um material didático para facilitar o processo de
ensino e aprendizagem do conteúdo Questão Palestina, buscando abordagem de fatos desde o
início até à atualidade dos conflitos entre israelenses e palestinos, com a proposta de que este
material seja um suporte didático para a discussão das conjunturas e eventos recentes
relacionados, as disputas territoriais entre judeus e palestinos, bem como uma breve
apresentação, de aspectos culturais, sociais e políticos da população Palestina, esse
paradidático e o texto dissertativo foram produzidos por meio de um levantamento
bibliográfico e didático, no qual, o texto discute a importância de estudar a Questão Palestina
em sala de aula, e o material paradidático apresenta a Questão Palestina, a partir do drama
social e político vivido pelos palestinos, debatendo principalmente o colonialismo israelense
e o Apartheid implementado pelo mesmo na região, por meio de um texto que, ao mesmo
tempo é específico quanto pedagógico, servindo como um complemento do conteúdo já
presente nos livros didáticos da disciplina de História na educação básica, o público alvo deste
projeto são estudantes do 9.º ano do ensino fundamental da educação básica.