HISTÓRIAS E VIVÊNCIAS TRAÇADAS PELA LITERATURA INFANTO-JUVENIL NEGRA: caminhos para uma educação antirracista.
lei 10.639/03; educação antirracista; literatura infanto-juvenil de autoria negra
O presente Memorial, intitulado: Histórias e Vivências Traçadas pela Literatura Infanto-Juvenil Negra: caminhos para uma educação antirracista., objetiva análises de obras infanto-juvenis de autoria negra, está divido em três capitulos. O primeiro capitulo traz um relato sobre a minha trajetória de vida, como mulher negra, professora do ensino fundamental I, numa escola pública no municipio de Ubaitaba-BA. No segundo capítulo busco aprofundar os estudos sobre a Literatura infanto-juvenil de autoria negra, para construção de uma educação antirracista e a importâcia de escritores negros/as na literatura infanto -juvenil. No terceiro capítulo, vamos analisar obras de literatura infanto-juvenil de autoria de mulheres negras e como produto final propor oficinas para trabalhar o livro de literatura infanto-juvenil de autoria negra na Escola Municipal Acúcio Magalhães. Dialogamos com a lei 10.639/03 enquanto política que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura negra na educação básica. É de suma importância incluir no cotidiano escolar a literatura infanto-juvenil de autoria negra, nos quais suas escritas e ilustrações podem ser usados para combater o racismo pelas vias da descolonização das mentes e corpos marcados pela colonialidade. O estudo foi realizado por meio da pesquisa bibliográfica, em que a pesquisadora busca obras já publicadas relevantes para conhecer e analisar o tema problema da pesquisa e seus objetivos. Para subsidiar a compreensão desse processo, nos baseamos em diversos pesquisadores como Gomes e Silva (2002), Munanga (2001), Oliveira (2014) Cuti (2010), Kilomba (2019), Dalcastagnè (2012), Nascimento (2019) Andrade (2010) entre outros/as pesquisadores/as que apontam a necessidade de uma educação antirracista no espaço escolar