AS CONSTRUÇÕES DE POLÍTICAS DE CURRÍCULO NO ENSINO RELIGIOSO: ARTICULAÇÕES COM AS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS NO MUNICÍPIO DE ALCOBAÇA-BA.
Políticas de Currículo; Ensino Religioso; Religiões Afro; Alcobaça-BA
Os engendramentos que constituem a construção do Ensino Religioso enquanto componente curricular articula com processos de disputas por espaços para além do sagrado e chegam à escola sob a elaboração de normativas subsidiadas em discursos colonizadores. Neste sentido, o texto de qualificação apresentado faz parte da pesquisa de mestrado, cujo tema nomeia-se como: As construções de políticas de currículo no Ensino Religioso: articulações com as religiões de matrizes africanas no município de Alcobaça-Ba. Orientado pelo Professor Dr. Paulo de Tássio Borges da Silva, no Programa de Pós- Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais – PPGER, IHAC – UFSB, Campus Paulo Freire e em diálogo com o Grupo de Pesquisa Kijetxawê: currículo, diferença e formação de professores (as) – CNPq. A proposta delineia-se com o propósito de investigar como tem se dado o diálogo das religiões de matrizes africanas no Ensino Religioso da Rede Municipal de Alcobaça-BA.