CURRÍCULO E CIGANIDADE: OS CALON NA ESCOLA MUNICIPAL NOVO PRADO, ITAMARAJU-BA
Currículo; Ciganidade; Calon; Relações Étnico-Raciais; Itamaraju-BA.
O presente texto tem por objetivo apresentar as primeiras reflexões acerca dos resultados da pesquisa Currículo e Ciganidade: os Calón na Escola Municipal Novo Prado, Itamaraju-BA, realizada junto a uma significativa comunidade Calon com moradia fixa nas adjacências da referida escola. Esta pesquisa justificou-se pelo fato de que, embora existam estudos acerca dos ciganos na Bahia, ainda não há registros de pesquisas realizadas em Itamaraju-BA relacionadas à etnia Calón. A invisibilidade atinge os ciganos em vários extratos sociais e na escola não é diferente, desta forma, esta pesquisa visa a valorização da cultura cigana dentro das escolas e do currículo. Os textos têm a finalidade de inscrever a pesquisa no segundo exame de qualificação no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais – PPGER. Nessa segunda qualificação apresento 3 capítulos para apreciação e contribuição da banca, seguindo de um esboço do artefato educativo, um caderno pedagógico.