EDUCAÇÃO E RELIGIOSIDADE: TRANSMISSÃO E MANUTENÇÃO DO CONHECIMENTO NO ILÊ AXÉ OSI MUTACUTALEGIN EM BELMONTE–BAHIA
Candomblé; Caderno de Apoio à Aprendizagem; Fotoetnografia; Pedagogia da Circularidade; Transnação
Este trabalho aborda a transmissão de conhecimentos no contexto do Candomblé, uma religião afro-brasileira que desempenha papel crucial na preservação da herança sociocultural e identitária dos povos negros da diáspora brasileira. O estudo concentra-se no Terreiro de Candomblé Ilê Axé Osi Mutacutalegin, da cidade de Belmonte, Bahia, e ao longo de seu desenvolvimento evidencia como o conhecimento é transmitido gradualmente durante a caminhada de vida das/os/es adeptas/os/es, conectando-as/os/es com suas ancestralidades africanas, principalmente através dos rituais em honra aos orixás. Os objetivos tecidos ao longo desta pesquisa, foram: (1) descrever processos de transmissão de conhecimentos dentro do terreiro; (2) ensinar as pessoas de fora do terreiro sobre o candomblé, atendendo às legislações vigentes no Brasil e proporcionar uma educação antirracista, e; (3) evidenciar o potencial do município de Belmonte/BA como expressão do Candomblé do Sul da Bahia. Toda a dissertação demonstra forte compromisso com a educação antirracista, cumprindo os documentos legais que respaldam, principalmente, o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. A pesquisa foi conduzida através de uma abordagem etnográfica, incluindo relatos de experiências vividas no terreiro, capturados através de fotoetonografia e registros audiovisuais. Além disso, foi desenvolvido como produto, um Caderno de Apoio à Aprendizagem (CAA), material didático que visa proporcionar conhecimento sobre o terreiro estudado e suas práticas religiosas. Este material foi aplicado em duas salas de aula, com estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Polivalente de Belmonte, nos meses de outubro e novembro de 2023. A experiência gerou um relato de experiência, também apresentado no fechamento desta dissertação. Através do desenvolvimento desta pesquisa de mestrado, foi possível enriquecer o campo de estudos sobre a educação não escolar em religiões de matriz africana e afro-brasileira, que é ainda pouco explorado na academia. Ao criar um material substancial, a pesquisa contribuiu também para o referencial teórico nesse domínio. Além disso, a pesquisa teve um impacto significativo no terreiro e na comunidade local de Belmonte, Bahia, fortalecendo o papel do terreiro como espaço de formação religiosa e cidadã. Isso também reforçou o empoderamento do terreiro e contribuiu para a preservação da cultura negra na região. A produção do Caderno de Apoio à Aprendizagem (CAA) "Religiosidade e ancestralidade do espaço sagrado do Terreiro de Candomblé" demonstrou o compromisso do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGER) da UFSB em promover a educação antirracista, tornando-se também uma referência bibliográfica inovadora e em consonância com educação para cidadania e equidade. O CAA proporciona novas perspectivas sobre as religiosidades de matriz africana e afro-brasileira nas salas de aula, contribuindo para o enriquecimento do conhecimento sobre o Candomblé entre a juventude baiana e belmontense. Alguns desafios enfrentados ao longo deste trabalho como o grande volume de material coletado em campo e as limitações temporais da formação de mestrado, devem ser destacados. Portanto, compreende-se que há uma necessidade de continuação de estudos e pesquisas sobre o Ilê Axé Osí Mutacutalegin. Além disso, a pesquisa aponta para um campo potencial de estudo relacionado aos papéis de gênero dentro do terreiro, destacando a participação das mulheres em processos formativos e rituais da religião