CRIANÇAS AFRO RELIGIOSAS NA ESCOLA: ETNOBOTÂNICA E ENSINO DE RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS
Etnobotânica; Educação antirracista; Religiões de matriz africana; Identidade cultural.
Compreender através do olhar das crianças a conexão entre a etnobotância, as religiões de matriz africana e a educação antirracista, especialmente no contexto educacional do ensino fundamental é a abordagem deste trabalho. O objetivo é destacar o valor cultural dessas práticas e analisar como o ensino da etnobotânica pode promover o reconhecimento identitário das crianças no extremo sul da Bahia. Ao integrar o conhecimento das plantas utilizadas nos rituais religiosos com o currículo escolar, busca-se estabelecer uma relação mais profunda entre as crianças e sua herança cultural. O estudo enfatiza a importância de reconhecer e respeitar as crenças religiosas das crianças afro-religiosas no ambiente escolar, promovendo assim uma educação mais inclusiva e antirracista. A pesquisa visa acolher as experiências das crianças que se disponibilizarem para serem acompanhadas com registros no TCLE o que contribuirá para a produção de uma cartilha informativa com orientações para educadores lidarem com a diversidade cultural e religiosa a partir do conhecimento sobre as plantas e seus usos.