ENCRUZILHADAS IDENTITÁRIAS: PROFESSORAS NEGRAS NO ENSINO SUPERIOR
Mulheres; Negritude; Raça; Identidade; Docência.
No que se refere à presença de mulheres negras nas ciências e no exercício docente, são diversos os estudos empenhados em identificar o nosso acesso e permanência aos espaços acadêmicos e científicos. Porém, é emergente que, para além do reconhecimento da subrepresentatividade, compreendamos como as construções das nossas identidades sociais e profissionais são atravessadas pelos marcadores étnico-raciais e de gênero. Desse modo, a presente pesquisa tem por objetivo analisar como as categorias de gênero e raça influenciam no processo formativo da identidade profissional de pesquisadoras negras, atuantes na docência do ensino superior em Teixeira de Freitas-BA, por meio de uma revisão da literatura e da coleta de narrativas. Metodologicamente, o estudo se localiza no campo das pesquisas biográficas e de história oral, analisando a constituição e transformação dos sujeitos no espaço social através do discurso. Mediante o encontro de vozes e memórias destas mulheres com as minhas, será elaborado um livro fotobiográfico, onde recontarei as suas histórias tecendo as discussões sobre a encruzilhada das identidades docentes, raciais e de gênero das colaboradoras.