História da África e diversidade religiosa na escola
História da África; Racismo Religioso;; Diversidade Religiosa; Sala de aula.
O presente trabalho aborda sobre as possibilidades de história da África em turma do 7º ano (ensino fundamental II), em uma escola particular no bairro Juca Rosa (Eunápolis-Bahia). Para tanto, nas abordagens da História da África utilizamos: a Coleção História Geral da África (UNESCO, 2010), Valetin-Yves Mudimbe (2013), BethWell Allan Ogot (2010), Djubril Tamsir Niane (2010), Alberto da Costa e Silva (2011), Felipe Augusto Barreto Rangel (2013), John K. Thornton (2004), Marian Malowist (2010), Selma Pantoja (2000), Anderson Ribeiro Oliva (2008), Mariana Bracks Fonseca (2012 e 2018), entre outros. Para tratar de racismo religioso, utilizamos autores como: Sidnei Barreto Nogueira (2020), Antonio Gomes da Costa Neto (2023), Elina Inkeri Hartikainen (2021), Pedro Henrique Araújo Orlandi e Thaize de Souza Reis (2022), Benedito e Fernandes (2020), Brasil (2023) por meio do caderno temático Combate à intolerância, violência e racismo religioso, entre outros. De modo geral, objetivamos a construção de práticas educacionais antirracistas no contexto escolar, por meio de aprendizagens significativas sobre a História da África. Para intervir na sala de aula, no combate ao racismo religioso, e aprimorar os estudos pertinentes a História da África de acordo com as legislações 10.639/2003 e a 11.645/2008, elaboramos o ebook África em religiões além dos templos: diversidade e reflexões. Com este produto educacional (PE), pretendemos ampliar o conhecimento sobre a História da África na sala de aula, como via para refletir sobre as possibilidades de diversidade e assim reduzir as práticas de racismo religioso, fortalecendo a coexistência da diversidade religiosa na sociedade.