Banca de QUALIFICAÇÃO: RENEDIR DE SOUZA ROZÁRIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENEDIR DE SOUZA ROZÁRIO
DATA : 16/12/2024
HORA: 13:30
LOCAL: CPF - SEDE (sala virtual)
TÍTULO:

LETRAMENTO RACIAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DE LITERATURAS AFRO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOSÉ MODENEZE, TURMA 2º ANO EM LINHARES ES.


PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização. Letramento racial crítico, Literatura. Sequência didática.


PÁGINAS: 1
RESUMO:

O estudo tem por temática a aplicação da Lei 10.639/03, atualizada pela Lei 11.645/08, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas brasileiras, destacando a invisibilização de narrativas afro-brasileiras no ciclo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Identifica-se a falta de representatividade nas literaturas infantis e materiais didáticos, além da formação insuficiente dos docentes para práticas antirracistas, perpetuando preconceitos e afetando negativamente a identidade de crianças negras. A pesquisa, a ser realizada na Escola Municipal José Modeneze em Linhares-ES, foca no letramento racial crítico como instrumento pedagógico para incluir a diversidade cultural e fortalecer a consciência crítica. Como fundamentação teórica, a pesquisa baseia-se na perspectiva do Letramento Racial Crítico (Ferreira, 2015; 2017) e Hampâté Bâ (2003), nos dados do Programa Nacional Biblioteca na Escola, bem como nos estudos sobre narrativas e educação nos anos iniciais (Soares, 2004; Souza, 2005) e Letramento Literário (Cosson, 2009). Metodologicamente, combina análise documental, levantamento bibliográfico e oficinas com uso de literaturas afro-brasileiras, próprias e de terceiros, para desenvolver sequências didáticas (Cosson, 2009) e textos literários que promovam a representatividade. Resultados esperados incluem o fortalecimento da identidade racial das crianças negras, a sensibilização para a diversidade cultural entre alunos brancos e a promoção de práticas educacionais inclusivas e antirracistas. Assim, busca-se alinhar o ensino ao compromisso ético e legal de valorização da diversidade étnico-racial e combate ao racismo estrutural. A partir disso, propõe-se, como produto, a criação de coletânea de contos literários autorais, diagramados de forma a dar funcionalidade ao uso pedagógico que contribua para o letramento racial e literário nos anos iniciais. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.589.835-** - BOUGLEUX BOMJARDIM DA SILVA CARMO - UFSB
Interna - 3309801 - LILIAN LIMA GONÇALVES DOS PRAZERES
Notícia cadastrada em: 28/11/2024 09:43
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