MÍDIAS SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE ERGONOMIA E SAÚDE DO TRABALHADOR
Disseminação do conhecimento; Redes Sociais; Saúde do Trabalhador; Ergonomia
Introdução: A disseminação do conhecimento é definida como um processo ativo, que tem o objetivo de entregar uma informação a partir de mensagens claras, simples, orientadas para a ação e adaptadas para cada público. Atualmente, as mídias sociais (Instagram, Twitter, Reddit, WeChat e outras) representam uma ferramenta eficiente para disseminação do conhecimento. Neste sentido, as mídias sociais podem contribuir com a disseminação de conhecimento para trabalhadores, profissionais, pesquisadores e outros interessados no campo da ergonomia e saúde do trabalhador. Objetivo: Avaliar a utilização das Mídias Sociais como ferramenta para a disseminação do conhecimento em Ergonomia e Saúde do Trabalhador. Materiais e métodos: Essa dissertação apresentará trabalhos com 3 desenhos de estudos distintos e complementares. Uma Revisão sistemática (onde no momento apresenta-se o protocolo da mesma); Um estudo exploratório e descritivo, baseado na mineração de dados disponíveis no Instagram (IG). Onde em uma busca inicial identificou os três termos mais utilizados: “Saúde do Trabalhador", "Saúde do Trabalho" e "Ergonomia”. Em seguida, foram realizadas 3 buscas consecutivas para cada termo, com filtro para a opção “conta”, para identificar os perfis disponíveis associados. Esses perfis foram visitados para coleta de informações. E por último, um estudo que trata-se de um estudo exploratório, de abordagem quantitativa, de caráter analítico e de corte longitudinal (do qual será apresentado o projeto de sua criação). Resultados preliminares e esperados: Foram encontrados 167 perfis. Dentre eles, 45 foram excluídos por duplicidade e 92 eram, exclusivamente, para oferecer algum produto ou serviço. Assim, 30 perfis foram selecionados para análise dos dados. 3 eram institucionais, que expunham serviços que disponibilizavam, ações que realizavam e informações sobre saúde do trabalhador; 6 dos perfis estavam associados diretamente a pesquisa em saúde do trabalhador, que realizavam divulgação de suas pesquisas e ainda divulgação de estudos relacionados à saúde do trabalhador; 10 perfis eram dedicados puramente à divulgação de informações sobre saúde do trabalhador, outros 7 perfis eram dedicados a informações de disciplinas e projetos de extensão, onde realizavam a exposição de suas ações e ainda indicações de medidas de proteção à saúde no ambiente de trabalho, bem como alguns conceitos e leis relacionados; 1 era dedicado a divulgação de um evento e 1 perfil dedicado a divulgar vagas em saúde do trabalhador. Espera-se ainda analisar o conteúdo das publicações dos perfis analisados, bem como a tipografia das postagens. Conclusões preliminares e esperadas: Alguns poucos deles divulgam estudos científicos ou realizam uma aproximação explícita com a ciência em suas publicações. Apontam para uma lacuna e para necessidade de novos estudos abordando a tipografia das publicações e ainda o seu impacto na população que consome esse conteúdo. Se tratando de uma lacuna, espera-se que a Revisão apresente um direcionamento sobre as evidências já existentes, evidenciando a necessidade da realização de estudo e ainda a necessidade de buscar uma metodologia que contemple as necessidades nas pesquisas no ambiente das mídias sociais. E no terceiro estudo, espera-se que seja demonstrada uma prática exitosa de promoção da Saúde do trabalhador, podendo ser replicada para outras áreas do conhecimento.