EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM ESPAÇO NÃO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO PROJETO DE ASSENTAMENTO PEDRA BONITA, ITAMARAJU/BA
Relações socioambientais; Diagnóstico Rural Participativo; Recursos naturais; Práticas comunitárias.
Esta pesquisa busca investigar as ações ambientais desenvolvidas no Projeto de Assentamento Pedra Bonita, localizado em Itamaraju, Bahia, e analisar a compreensão dos assentados sobre a relação entre o ser humano e a natureza, bem como a importância da preservação dos recursos naturais. O estudo pretende analisar como os assentados lidam com questões ambientais no seu cotidiano, mesmo sem familiaridade com termos acadêmicos, e mostrar se essas práticas geram ações concretas de preservação e consciência ecológica. Utilizando uma abordagem metodológica mista, combinando dados quantitativos e qualitativos, a pesquisa contará com entrevistas, observações e o Diagnóstico Rural Participativo (DRP). Serão aplicadas 15 perguntas-chave a um membro de cada família assentada, com a amostra dividida proporcionalmente entre homens, mulheres e crianças/adolescentes. O DRP envolverá a comunidade de forma ativa no diagnóstico de sua realidade ambiental e no planejamento de ações futuras. Espera-se que o estudo aponte se os assentados reconhecem a importância de trabalhos voltados à preservação, especialmente de matas, animais silvestres e nascentes de água, além de revelar se há práticas de educação ambiental crítica não escolar no assentamento. Busca-se também, com o estudo, verificar se há uma formação cultural que desenvolva uma consciência ambiental nos assentados, analisando se a relação com a natureza foi incorporada como parte das práticas comunitárias ao longo do tempo.