Promovendo a sensibilização e o engajamento em mudanças climáticas por meio de jogos educativos na RESEX de Corumbau-BA.
Educação ambiental crítica; sustentabilidade; escola pública; formação de professores.
A educação ambiental crítica emerge como uma ferramenta para a formação de cidadãos conscientes e engajados na construção de um futuro sustentável. No entanto, a sua implementação nas escolas brasileiras enfrenta diversos desafios, especialmente no que diz respeito a formação de professores. Um dos principais obstáculos é a falta de disciplina específica sobre educação ambiental crítica nos cursos de licenciatura. Essa lacuna limita a formação dos futuros docentes, que muitas vezes não possuem o conhecimento e as ferramentas necessárias para abordar o tema de forma profunda e significativa. Além disso, a visão fragmentada e conteudista da educação ambiental, presente em muitos currículos dificulta a compreensão das complexas relações entre os problemas ambientais e as questões sociais, econômicas e políticas. A formação de professores precisa ir além da transmissão de conhecimentos teóricos, buscando promover a mudança de atitudes e comportamentos, para que possam atuar nas salas de aula com metodologias ativas, como utilizar jogos educativos, simulações ou outras ferramentas que estimulem a participação dos alunos e o desenvolvimento de habilidades e possa tornar o aprendizado significativo e engajador. A educação ambiental crítica quando efetivamente implementada, pode contribuir para a formação de cidadãos conscientes, promovendo a justiça social e ambiental e a construção de uma sociedade mais sustentável. A pesquisa visa promover a sensibilização ambiental e o engajamento social na escola Municipal Algeziro Moura, localizada na Reserva Extrativista Marinha do Corumbau-BA, por meio da realização de oficinas com jogos educativos sobre mudanças climáticas, para avaliar as percepções dos alunos sobre o tema.