Banca de DEFESA: ELICA LUZIA PEREIRA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELICA LUZIA PEREIRA SANTOS
DATA : 13/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/cjx-kzfb-stv
TÍTULO:

Relação entre as áreas verdes e os índices de saúde na Bahia: o caso da saúde do recém-nascido nos municípios baianos, com ênfase no Sul da Bahia. 


PALAVRAS-CHAVES:

Cidades, Ciências ambientais, Epidemiologia, Recém-nascidos.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

A exposição, proximidade ou algum tipo de relação com as áreas verdes, pode mitigar muitos dos efeitos danosos à saúde em centros urbanos, incluindo alguns índices de recém-nascidos e gestantes. Ainda é incipiente e mal definido como áreas verdes podem influenciar a saúde neonatal e a materna no Brasil. Pretende-se avaliar as relações de áreas verdes com a saúde neonatal e maternal em cidades do estado da Bahia. Serão analisados dados secundários do SIVAN e das fichas clínicas de duas maternidades da cidade de Eunápolis e Itabuna. Em outras cidades, com exceção e Salvador, se fará uma análise exploratória com dados do peso ao nascer, relacionando-os às variáveis demográficas, geográficas, socioeconômicas e ecológicas. Esses dados serão relacionados à proximidade de áreas verdes para testar as seguintes hipóteses: 1.Neonatos nascidos de mães que residem mais próximo de áreas verdes, possuem melhores pesos ao nascer e índice de Apgar, em ambas as cidades. 2.Mães que moram mais próximos de áreas verdes, possuem melhores índices de saúde durante a gestação em ambas as cidades. 3.Na cidade com mais áreas verdes, há melhores índices depeso ao nascer e índice de Apgar nos neonatos. 4.De todas as variáveis, a materna morar próximo de áreas verdes é uma co-variável tão importante quanto os índices socioeconômicos, nível escolar e cuidados durante a gestação para uma boa saúde do neonato (bom peso ao nascer e índice de Apgar) em ambas as cidades. Espera-se comprovar que há uma relação entre o bom peso e o índice de Apgar de neonatos com as áreas verdes, devido à residência das mães próximo desses locais, em Eunápolis e Itabuna. Nas demais cidades se fará uma análise exploratória, relacionando o peso ao nascer com outras variáveis. O estudo se propõe a comprovar a importância de áreas verdes e a preservação ambiental para os bons índices de saúde neonatal na população urbana de cidades da Bahia.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELISEU MIRANDA DE ASSIS - IFBA
Externa à Instituição - GABRIELA ANDRADE DA SILVA - USP
Externa ao Programa - 1212769 - JANE MARY DE MEDEIROS GUIMARAES - nullExterno ao Programa - 1522729 - JOEL PEREIRA FELIPE - nullPresidente - 1189312 - VANNER BOERE SOUZA
Notícia cadastrada em: 10/02/2023 14:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 6b062eeef8db.sigaa2-prod