PPBIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS CENTRO DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS AGROFLORESTAIS Téléphone/Extension: (73) 3214-3288

Banca de DEFESA: JONAS OLIMPIO DE LIMA SILVA

DISCENTE : JONAS OLIMPIO DE LIMA SILVA
DATA : 21/09/2022
LOCAL: Videoconferência - meet.google.com/rus-iwsk-hjt

Plantas de cobertura afetam a nutrição mineral do cacaueiro em sistema de cultivo à pleno sol

Theobroma cacao, ciclagem de nutrientes, adubação verde, cobertura do solo

O consórcio de plantas de cobertura com culturas perenes, especialmente frutíferas já é uma prática agrícola consolidada e proporciona melhorias na qualidade física, química e biológica do solo. Entretanto, na cacauicultura à pleno sol essa prática ainda necessita de avaliações. Dessa forma, o estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a fertilidade do solo e a nutrição mineral do cacaueiro conduzido em sistema a pleno sol e consorciado com plantas de cobertura de solo. O experimento foi conduzido na CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da lavoura Cacaueira) em Ilhéus, BA. O estudo foi realizado em esquema fatorial 4x2, com delineamento experimental em blocos casualizados, com quatro tratamentos, referentes ao uso de plantas de cobertura do solo (braquiária, fabáceas, plantas espontâneas e sem cobertura), quatro repetições e dois anos de avaliações. O experimento foi implantado em julho de 2019 com espaçamento de 1,5m x 4,0m, entre plantas e entrelinhas, respectivamente, com cacaueiros do clone CEPEC 2002. Foi utilizado sombreamento inicial com mandioca que foi totalmente suprimida para implantação das plantas de cobertura em março de 2020. As plantas de cobertura foram implantadas nas entrelinhas da área experimental, em março de 2020, e o tratamento de Fabáceas, por se tratar de espécie anual foi replantado em 2021. Para os demais tratamentos, não houve necessidade de replantio em 2021. No ano de 2020 foi realizada gradagem em todas as entrelinhas do sistema e em seguida a implantação das plantas de cobertura, semeadas à lanço com incorporação manual. Após o desenvolvimento pleno das plantas de cobertura, nos dois anos avaliados, foi determinada a produção de massa seca e realizada roçada. Em dezembro de 2020 e 2021 foi realizada amostragem de solo para análise química na camada de 0-20 cm e amostragem de folhas dos cacaueiros para avaliação da composição nutricional. No solo foi determinado o pH em água e CaCl2, os macronutrientes (Ca2+, Mg2+, S, P e K+), os micronutrientes (Fe, Zn, Cu, Mn e B) e os parâmetros de fertilidade (Al3+, H+Al, SB, T, V, CTC, m e M.O). Nas folias determinou-se: N, P, K, Ca, Mg, S, Fe, Zn, Cu, Mn e B. As plantas de cobertura avaliadas produziram elevada quantidade de massa seca, valores considerados adequados para execução de sistemas conservacionistas. O consórcio de braquiária com cacaueiros em sistema à pleno sol elevou os teores de potássio no solo aproximadamente 3 vezes em relação aos teores iniciais desse elemento no solo. Nos dois anos de estudo, houve aumento do pH do solo e do micronutriente boro e redução do magnésio e do ferro. O uso de plantas de cobertura em sistema a pleno sol diminuiu os teores de nitrogênio e zinco foliares e aumentou os teores de potássio nos anos avaliados. Os tratamentos de solo descoberto, vegetação espontânea e fabáceas apresentaram elevação dos teores de fósforo foliar em relação ao consórcio com braquiária.

Presidente - 1126298 - JAQUELINE DALLA ROSA
Externo à Instituição - JÚLIO CÉSAR AZEVEDO NÓBREGA - UFRB