PPBIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS CENTRO DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS AGROFLORESTAIS Téléphone/Extension: (73) 3214-3288

Banca de QUALIFICAÇÃO: THAMIRES OLIVEIRA DA SILVA

DISCENTE : THAMIRES OLIVEIRA DA SILVA
DATA : 27/02/2023
LOCAL: https://meet.google.com/ayr-yfxf-jhv?authuser=0

ANÁLISE GEOMORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ALMADA, SUL DA BAHIA (BRASIL)

Geoprocessamento; Impactos Ambientais; Morfometria

A geomorfologia fluvial é essencial para entender o comportamento da água no relevo. A água é um elemento essencial para o funcionamento dos ecossistemas e da vida. Já a vegetação, sempre teve uma relação de dependência da água, visto que a distribuição fitogeográfica depende da disponibilidade hídrica no relevo. E quanto se trata de água e vegetação, logo tem-se como exemplos os rios e as matas ciliares. O presente trabalho tem como objetivo a análise geomorfométrica e o diagnóstico geoambiental da bacia hidrográfica do rio Almada, a partir da análise de imagens de radar e satélites. A área de estudo tem importância estratégica para o desenvolvimento regional, pois se trata de parte das fontes de captação de água para o abastecimento dos municípios de Almadina, Barro Preto, Coaraci, Itabuna, Itajuípe e Uruçuca. Será realizado um levantamento de imagens de radar e satélite extemporâneas e atuais, disponíveis gratuitamente no INPE, Google Earth e/ou SAS.Planet, para subsidiar a análise da geometria hidráulica por meio do mapeamento geomorfométrico da bacia, para o conhecimento da forma e consequente comportamento hidrodinâmico da área de estudo. Esses materiais serão utilizados para a elaboração dos overlays digitais sobre a disponibilidade dos canais fluviais e o uso da terra por meio dos softwares QGIS 3.20.3 e Global Mapper 15.

Interno - 1861478 - ROBSON DA SILVA MAGALHAES
Externo ao Programa - ***.126.075-** - PABLO SANTANA SANTOS - UFBA