PPBIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOSSISTEMAS CENTRO DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS AGROFLORESTAIS Téléphone/Extension: (73) 3214-3288

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCÉLIA DOS SANTOS NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCÉLIA DOS SANTOS NUNES
DATA : 27/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto - meet.google.com/rfk-qewi-gvi
TÍTULO:

VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DO CULTIVO DE CAMARÕES ALIMENTADOS COM RAÇÃO CONTENDO COPRODUTO DA FABRICAÇÃO DE LICOR DE JENIPAPO (Genipa americanaL.)


PALAVRAS-CHAVES:

Carcinicultura. Macrobrachium. Ingredientes alternativos. Resíduos


PÁGINAS: 48
RESUMO:

A produção da aquicultura vem crescendo anualmente em todo o mundo e a carcinicultura está acompanhando esse crescimento. Contudo, são encontradas algumas dificuldades no setor, como o alto custos das rações. Buscando reduzir o custo das rações convencionais, frequentemente estão sendo realizadas pesquisas sobre ingredientes alternativos de boa qualidade que proporcionem bom desempenho e tenham menor custo. Visto isso, o objetivo deste estudo é avaliar a viabilidade técnica e econômica do cultivo de camarões de água doce alimentados com ração contendo coproduto da fabricação de licor de jenipapo (Genipa americana). O estudo está sendo realizado no Laboratório de Ciências II do Campus Jorge Amado da Universidade Federal do Sul da Bahia localizada em Ilhéus, Bahia e foi dividido em três etapas. A primeira consistiuem um teste de toxicidade aguda das porções 0%, 30% e 90% do coproduto sobre Macrobrachium olfersii e em umteste do cultivo de M. olfersii alimentados com ração contendo 0%, 10%, 20% e 30% de inclusão do coproduto da produção de licor de jenipapo. A segunda etapa, consistirá em um teste de toxicidade aguda das porções 0%, 30%, 60% e 90% do coproduto sobre Macrobrachium acanthurus e em umteste do cultivo de M.acanthurus alimentados com ração contendo 0%, 10%, 20% e 30% de inclusão do coproduto da produção de licor de jenipapo. Na terceira etapa,a espécie Macrobrachium rosenbergiiserá distribuída em um sistema de recirculação de água composto por seis tratamentos com quatro repetições cada e alimentados com ração comercial (Controle) e com rações contendo 10%, 20%, 30%, 40% e 50% de inclusão do coproduto da produção de licor de jenipapo. Durante todas as etapas serão avaliados os índices zootécnicos dos camarões e as características físico-químicas da água serão monitoradas diariamente. Os resultados da primeira etapa mostraram que o coproduto do licor de jenipapo pode vir a ser utilizado como ingrediente da ração para M. olfersii sem causar prejuízos à sua sobrevivência e crescimento. Entretanto, mais estudos avaliando a inclusão desse ingrediente em rações para camarões, em níveis maiores que os testados, são pertinentes na busca pela substituição de fontes tradicionais de energia por fontes alternativas que promovam bom desempenho produtivo desses animais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1217728 - FABRICIO LOPES DE CARVALHO
Interno - 1956163 - NADSON RESSYE SIMOES DA SILVA
Interno - 3027166 - NARCISIO CABRAL DE ARAUJO
Externo à Instituição - WILLIAM CRISTIANE TELES TONINI
Externo à Instituição - ROGÉRIO OLIVEIRA FALEIROS
Externa à Instituição - CRISTIANA RAMALHO MACIEL
Externo à Instituição - UGO LIMA SILVA
Externa à Instituição - MARIANA VELLOSA CAPPARELLI
Notícia cadastrada em: 03/10/2023 16:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 8eb8207a08b3.sigaa1-prod