Banca de DEFESA: THAYNAN ALVES DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAYNAN ALVES DOS SANTOS
DATA : 05/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: CPF
TÍTULO:

PRÁTICAS EDUCATIVAS SOCIOAMBIENTAIS SUSTENTÁVEIS DOS INDÍGENAS GAMELA NA CHAMADA “ÚLTIMA FRONTEIRA AGRICOLA” BRASILEIRA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Descolonialidade. Extensão Popular. Questões Socioambientais. Indígenas Gamelas.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Os povos indígenas do Brasil enfrentam grandes conflitos em defesa de seus territórios, e, especificamente no bioma cerrado em Laranjeiras, Currais - PI as questões ambientais estão no centro do antagonismo entre os indígenas Gamela e os migrantes do Sul do Brasil. Esse contexto compõe a questão inicial da pesquisa: como as práticas educativas socioambientais descolonizantes dos povos indígenas Gamelas no âmbito dos seus fazeres ancestrais e na extensão universitária popular incidem na luta pela conquista do território e na afirmação da identidade étnica? A partir desse tensionamento, temos como objetivo geral analisar quais práticas educativas socioambientais descoloniais dos povos Indígena Gamela no âmbito dos seus fazeres e da extensão universitária popular como paradigma educacional contra hegemônico na “última fronteira agrícola” incide na luta pelo direito ao território e à identidade étnica no território indígena de Laranjeiras (PI). objetivos especificos: a) Situar os fundamentos teóricos e epistemológicos socioambientais do pensamento latino americano, correlacionando-os com as práticas educacionais protagonizadas pelos povos indígenas Gamela em contexto de emergência étnica; b) contextualizar os aspectos social, ambiental, agrário, étnico e cultural do povo indígena Gamela, destacando sua auto-organização, o avanço do agronegócio e suas formas de resistência no território indígena de laranjeiras; e c) identificar quais são as práticas educativas socioambientais descoloniais dos povos indígenas Gamela, baseadas nos princípios da educação popular que contribuem para construção do direito ao território e à identidade étnica na comunidade Laranjeiras; A abordagem metodológica escolhida é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação-participante, a qual adotou os seguintes procedimentos de coleta de dados: investigação documental, observação participante, entrevista semiestruturada e grupo focal, tendo como método de análise o dialético. Os resultados evidenciados foram: os processos educativos representam uma manifestação tangível, coletiva e de parcerias da luta pela demarcação do território e pela retomada étnica, apontam um fazer comunal e resiliente do compromisso dos Gamelas em preservar suas identidades culturais e por fim, enfatiza que o envolvimento ativo dos indígenas em geral, especialmente nos últimos dez anos, desempenhou um papel crucial na implementação de novas abordagens de políticas públicas voltadas para a demarcação de territórios e o reconhecimento étnico. Concluindo, afirmamos que esse estudo revelou as práticas educativas sustentáveis dos Gamela como mais que técnicas; são pilares de resistência e afirmação de sua identidade étnica.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ADRIANA LIMA MONTEIRO CUNHA - UFPI
Presidente - 2253651 - ANDRE DE ALMEIDA REGO
Interno - 1770872 - DIRCEU BENINCA
Interno - 1716530 - HERBERT TOLEDO MARTINS
Interno - 1932539 - JOAO BATISTA LOPES DA SILVA
Externa à Instituição - LUCINEIDE BARROS MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 16/08/2023 10:31
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