Banca de QUALIFICAÇÃO: VICTOR BRAGA DE OLIVEIRA

DISCENTE : VICTOR BRAGA DE OLIVEIRA
DATA : 10/07/2019
LOCAL: Campus Paulo Freire

DUPLA DIFERENÇA E INTERSECCIONALIDADE IDENTITÁRIA: A FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES DE NEGROS(AS) SURDOS(AS) DO MUNICÍPIO DE TEIXEIRA DE FREITAS – BA

Surdo; Negro; Cultura afro-brasileira; Libras; Educação.

O termo identidade pode ser compreendido como o conjunto de elementos formativos que, quando assimilados, convergem em algo único e próprio. Esses elementos podem ser particulares, coletivos, sociais, visíveis, invisíveis, inesperados e mutáveis. Nessa perspectiva, faz-se necessária a ampliação da discussão linguística e cultural dos sujeitos surdos negros, transbordando o tema às questões étnico-raciais, essenciais à formação do indivíduo. Logo, por ser múltipla em seu processo formativo, a identidade surge a partir de situações vivenciadas nos diversos ambientes sociais. Esta pesquisa, restringindo-se ao espaço escolar, busca compreender como se dá o processo de formação das identidades de surdos(as) negros(as) no município de Teixeira de Freitas – BA, sob a perspectiva da dupla diferença e interseccionalidade identitária. Para tanto, serão considerados como sujeitos da pesquisa 10 surdas(os) negras(os) com 18 anos ou mais, que estejam vinculados à Associação de Surdos de Teixeira de Freitas – ASTEF, que utilizem a Libras fluentemente como forma de comunicação e que tenham concluído ou estejam no tempo escolar. A pesquisa terá caráter qualitativo, a fim de reunir dados que se aproximem de outras realidades e ambientes sociais distintos. Como aporte teórico serão utilizadas concepções de campos diversos que discutam os conceitos de identidade, língua de sinais e cultura afro-brasileira, necessárias ao processo discursivo-metodológico. Como resultado desse trabalho será criado um material audiovisual acessível, contendo termos, temas e conceitos sobre a cultura afro-brasileira em língua brasileira de sinais que será disponibilizado à comunidade, sobretudo à comunidade surda, através da internet e/ou mídias sociais. O produto é uma forma de disseminar os sinais da cultura afro-brasileira entre a comunidade surda e, assim, promover as discussões sobre temas étnico-raciais e a criação de novos sinais.

Externo à Instituição - CRYSNA BONJARDIM DA SILVA CARMO - UNEB
Presidente - 554.349.325-87 - GEAN PAULO GONÇALVES SANTANA - UNEB