Banca de QUALIFICAÇÃO: PETRINA MOREIRA NUNES

LOCAL: Campus Paulo Freire

INTERDISCURSOS EM ENTREVISTAS COM MULHERES NEGRAS DE TEIXEIRA DE FREITAS

Empoderamento feminino; mulheres negras; Análise do Discurso Crítica

Esta pesquisa tem como objetivo analisar criticamente as relações interdiscursivas em quatro entrevistas realizadas no período de dezembro de 2017 a março de 2019,com mulheres negras da cidade Teixeira de Freitas, que encontram-se no blog Empodere-se, e que pode ser acessado pelo link https://empodereseba.blogspot.com/. O Empodere-se é o produto final resultado desta pesquisa-intervenção e a escolha em fazer um blog foi por conta da importância que os meios de comunicação e informação virtuais ocupam na sociedade,também, pelo fato dessa ferramenta crescer dentro dos espaços de poder e ser uma das formas democráticas de se dar visibilidade e audibilidade às vozes das pessoas, promover debates e suscitar manifestações ciberativistas e, em específico, uma maneira de enaltecer as vozes femininas negras na região do Extremo Sul da Bahia. O percurso discursivo metodológico pautou-se na realização e análise de entrevistas com mulheres. Dentre os critérios estabelecidos para a escolha das colaboradoras da pesquisa, elas deveriam ser residentes em Teixeira de Freitas e se autodeclarar negras. O roteiro de perguntas seguiu quatro principais eixos temáticos: 1- História de vida; 2- Enfretamentos e lutas pessoais enquanto mulher negra; 3-Trabalho formal, informal, do dia a dia ou do passado; e, 4- Ativismo pessoal enquanto mulher negra. A idade também poderia representar um diferencial no discurso, por isso, foram selecionadas quatro mulheres com idades distintas: Pandora Ravenna com 20 anos; Mirla com 26 anos; Erlita com 50; e, Maria com 67 anos. Este trabalho encontra-se dentro da linha de pesquisa: Relações étnico-raciais, interculturalidades e processos de ensino-aprendizagem. O aporte teórico traz concepções de campos diversos que discutem conceitos educacionais, de gênero, empoderamento feminino, negritude, em diálogo com a Análise do Discurso Crítica.

Externo à Instituição - CRISTHIANE FERREGUETT - UNEB
Interno - 3067096 - FABIANA CARNEIRO DA SILVA