Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE DE SOUSA GALISA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALINE DE SOUSA GALISA
DATA : 08/07/2019
HORA: 08:00
LOCAL: Campus Paulo Freire
TÍTULO:

NARRATIVA DE ESTUDANTES EGRESSOS DE ESCOLAS DE ASSENTAMENTO DO MST: INTERFACES SOCIOEDUCATIVAS DE ACOLHIMENTO NO PROCESSO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO COLÉGIO MODELO EM ITAMARAJU - BA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação do Campo. MST. Currículo.


PÁGINAS: 37
RESUMO:

A escola compõe uma diversidade de povos e suas respectivas culturas, sendo assim, existem particularidades culturais e sociais que devem ser consideradas em todo processo educacional contribuindo para a construção de uma sociedade que se comprometa com a participação democrática, a equidade e o reconhecimento dos diferentes grupos socioculturais que a integram. A educação é um caminho possível para quebrar as diferenças sociais. Para tanto, é preciso desconstruir práxis político-pedagógicas enrijecidas para se construir currículos interligados à realidade sócio histórica dos alunos. Diante dessas assertivas, intencionamos compreender as interfaces do processo socioeducativo de acolhimento de estudantes das escolas do campo do MST, no contexto sócio educacional do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizado em Itamaraju-BA. Este trabalho refere-se ao projeto de pesquisa do Programa de Mestrado Profissional Ensino e Relações Étnico-Racial, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Com o processo discursivo-metodológico desejamos pesquisar como se sentem esses estudantes egressos das escolas dos assentamentos do MST em uma escola dentro da cidade, e de que maneira ele se vê contemplado nas atividades político-pedagógicas. Não obstante, a partir da análise das trajetórias de vida compreender os sentidos e significados atribuídos por esses sujeitos à conquista da educação formal. O reconhecimento de que as pessoas que vivem no campo têm direito a uma educação diferenciada daquela oferecida a quem vive nas cidades é recente e inovador, e ganhou força a partir das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo, pelo Conselho Nacional de Educação. Esse reconhecimento extrapola a noção de espaço geográfico e compreende as necessidades culturais, os direitos sociais e a formação integral desses indivíduos (BRASIL 2007). Então, o recorte da pesquisa é por conjecturarmos que os processos políticos pedagógicos não consideram, na pratica as realidades desses sujeitos mesmo em se tratando de uma população que contribuiu e contribui para a construção da história do município, tanto econômica quanto social. Salientamos que a pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa fundamentada na técnica de análise de conteúdo, segundo Bardin (1977), com objetivo de categorizar os dados encontrados, e aporta-se no estudo de caso etnográfico na educação (ANDRÉ, 2005) por utilizar a observação participante, análise de documentos e entrevistas mantendo um contato com a situação estudada utilizando dados descritivos: pessoas, situações , ambientes, diálogos, depoimentos, que serão reconstruídos em forma de palavras ou transcrições literais (ANDRÉ, 2005). Por fim, os resultados da pesquisa contribuirão para a construção de um e-book titulado: ENTRE O CAMPO E A CIDADE: Narrativas de estudantes egressos de escolas de assentamentos do MST , que objetiva somar-se aos materiais político-pedagógicos para inclusão no currículo da escola, temáticas que envolvam os movimentos sociais presentes em Itamaraju.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 554.349.325-87 - GEAN PAULO GONÇALVES SANTANA - UNEB
Interno - 023.986.595-26 - LILIAN LIMA GONÇALVES DOS PRAZERES - UNEB
Externo à Instituição - LUZENI FERRAZ DE OLIVEIRA CARVALHO - UNEB
Notícia cadastrada em: 04/07/2019 10:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação -   | Copyright © 2006-2024 - UFRN - 6b062eeef8db.sigaa2-prod