Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE SILVA DE MEIRELES CARDOSO

DISCENTE : CRISTIANE SILVA DE MEIRELES CARDOSO
DATA : 10/07/2019
LOCAL: CAMPUS PAULO FREIRE

EDUCAETHOS: Um app educacional para a reeducação das sociabilidades étnico-raciais

Educação. Ensino. Relações Étnico-Raciais. Tecnologia.

Este memorial apresenta as etapas de elaboração da pesquisa que tornou possível a criação do produto didático EDUCAETHOS: um app educacional para a reeducação das sociabilidades étnico-raciais. Um aplicativo educacional que possibilita a autoidentificação, o reconhecimento e a valorização étnico-racial na promoção das relações étnico-raciais e para o ensino da história e da cultura africana, afro-brasileira, indígena e cigana na comunidade escolar do Complexo Integrado de Educação de Itamaraju-BA. Na metodologia da pesquisa e seleção dos conteúdos presentes no app nos baseamos nas contribuições teórico-metodológicas de Thiollent (2011) praticadas em cada um dos encontros grupo de discussão, composto por professores, estudantes, funcionários e gestores do campo onde a pesquisa ganhou materialidade, o Complexo Integrado de Educação de Itamaraju. O EducaEthos possui oito fases: i) “Quiz Identitário”; ii) “Você Sabia?”; iii) “Verdade X Mentira”; iv) “Tome Nota”; v) “Quem Sou Eu?”; vi) “Autoavaliação”; vii) “Empoderamento”; viii) “Certificação”. A partir dos conteúdos discutidos em cada uma delas, acredita-se que pode ocorrer uma efetivação prática na implementação das Leis no 10.639/03 e no 11.645/08, no Complexo Integrado de Educação de Itamaraju, atendendo às orientações da LBDN, através do reconhecimento das singularidades e das particularidades étnico-culturais, bem como das desigualdades e das discriminações existentes nessa escola. O ambiente de desenvolvimento para criar aplicações web ou para dispositivos mobile escolhido foi a plataforma da Google, o App Inventor, com sistema operacional Android, pois possui facilidade de manuseio por desenvolvedores leigos para esse tipo de ferramenta e que promove a introdução no debate das relações étnico-raciais a utilização de forma mais contundente das Tecnologias da Informação e Comunicação, em especial aplicativos para dispositivos mobile, por sua funcionalidade, sua aplicabilidade e seu alcance, bem como incentiva o uso das plataformas de desenvolvimento de aplicativos por meio de codificação baseada em blocos para impulsionar o seu uso no combate e desconstrução do racismo e do preconceito no meio escolar.

Externo à Instituição - ELZICLEIA TAVARES DOS SANTOS - UNEB
Presidente - 1085938 - FRANCISCO DE ASSIS NASCIMENTO JUNIOR