Banca de QUALIFICAÇÃO: ALANA ASSUNCAO DAMASCENO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALANA ASSUNCAO DAMASCENO DE SOUZA
DATA : 08/07/2019
LOCAL: CAMPUS PAULO FREIRE

Políticas de Ações Afirmativas no IFBAIANO de Teixeira de Freitas: entre o direito de acesso e a permanência

Assistência Social. Cotas. Políticas de Ações Afirmativas.

Este projeto de pesquisa-intervenção se dedica a compreender e analisar como a assistência estudantil contribui para a permanência dos estudantes cotistas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Teixeira de Freitas. Esta instituição, em cumprimento à lei 12.711/2011, reserva um percentual de vagas para estudantes de escolas públicas e, dentre estas, há reservas para minorias políticas, como negros, indígenas e pessoas com deficiência.  Mais do que o mínimo de 50% previsto na lei, o IF Baiano abrange um percentual de 70% das vagas voltadas aos estudantes oriundos do ensino público, tendo como forma de ingresso a análise do histórico escolar. Diante dessas medidas, é notória a crescente mudança no perfil de discentes ingressantes, sobretudo na modalidade que tem uma maior concorrência: o Ensino Médio Integrado. Estes estudantes serão o foco dessa pesquisa, uma vez que, no cotidiano laboral, é possível observar que as evasões destes ocorrem não primordialmente por dificuldades financeiras, mas, também, por falta de adaptação à instituição. É perceptível, ainda, que a permanência, não raro, se dá acompanhada de um processo de sofrimento psíquico, que pode vir a se somar com sintomas físicos de adoecimento. Assim, supõe-se que o racismo institucional e outros fenômenos ligados à desigualdade étnico-racial podem contribuir para esse quadro.

Presidente - 1148004 - FRANCISCO ANTONIO NUNES NETO
Interno - 023.986.595-26 - LILIAN LIMA GONÇALVES DOS PRAZERES - UNEB