Banca de QUALIFICAÇÃO: EDSON FRANCISCO

DISCENTE : EDSON FRANCISCO
DATA : 12/07/2019
LOCAL: Campus Paulo Freire

Histórias Pataxó de Cumuruxatiba contadas pelo teatro.

Pataxó. Histórias e culturas. Educação. Teatro.

Apresentação do desenvolvimento do processo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia que tem como foco as histórias e culturas do povo Pataxó de Cumuruxatiba, a fim de construirmos um espetáculo artístico-cênico que seja capaz de questionar as verdades absolutas da historiografia brasileira e construir uma outra história para o Brasil, pela perspectiva dessas comunidades. Fundamentamo-nos nos princípios do Teatro Experimental do Negro, de Abdias do Nascimento e no Teatro do Oprimido, de Augusto Boal para defendermos o teatro como uma poderosa ferramenta para o conhecimento e para a transformação social. No caminho metodológico dialogamos 1) com princípios fundamentais da Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire. 2) Com todo o arsenal de exercícios e técnicas do Teatro do Oprimido. 3) Com a Sociopoética, de Jacques Gauthier, fundamentalmente, no reconhecimento dos cinco pontos que a caracteriza. 4) E na Proposta Político-Pedagógica da Vila-Escola Projeto de Gente, de Cumuruxatiba, uma vez que ela se sustenta nos princípios da autonomia, flexibilidade, participação e integração com a comunidade. A partir de todos estes diálogos será criado, então, um grupo chamado de Mutirão de pesquisa e criação artística, responsável pelo desenvolvimento do espetáculo artístico-cênico, sendo formado pelo proponente desta pesquisa, estudantes, lideranças indígenas e professores das escolas indígenas e não-indígenas, formais e não-formais de Cumuruxatiba. O mutirão se reunirá duas vezes por semana, a fim de promover espaços de PESQUISA, CRIAÇÃO ARTÍSTICA e de CONVIVÊNCIAS JUNTO ÀS ALDEIAS.

Externo ao Programa - 2253651 - ANDRE DE ALMEIDA REGO
Interno - 1419156 - GESSE ALMEIDA ARAUJO