Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCILEA FREITAS FERRAZ DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCILEA FREITAS FERRAZ DE ANDRADE
DATA : 12/07/2019
HORA: 11:45
LOCAL: CAMPUS PAULO FREIRE
TÍTULO:

Cotidiário de (im)Possibilidades Literatura Indígena na escola


PALAVRAS-CHAVES:

Literatura indígena, escola, estereótipos, preconceitos.


PÁGINAS: 20
RESUMO:

É indiscutível a falta de visibilidade das produções literárias indígenas nas escolas mesmo após a Lei 11645/2008. A manutenção do estigma de que suas culturas são ágrafas e a reprodução de estereótipos têm representado sérios obstáculos às práticas de valorização de seus saberes e da diversidade cultural brasileira. A partir dessa percepção e tendo em vista a necessidade de intervenções quanto ao currículo da Educação Básica de forma a contribuir para a abertura real do debate sobre a temática étnica na escola e a partir dela foi proposto o projeto de pesquisa-intervenção “Palavra Pulsante” – título inspirado no pensamento da pesquisadora e escritora indígena Graça Graúna(2013) que afirma que a palavra indígena sempre existiu e continua pulsando. O propósito do projeto é a inserção de textos literários de autoria indígena nas aulas de Língua, Literatura e Produção textual perpassando pelos conteúdos constantes no currículo previsto para o Ensino Médio, a fim de que se possa de fato trabalhar com história e cultura indígena resgatando suas contribuições nas áreas social, econômica e política pertinentes à história e formação do povo brasileiro, conforme prevê a lei. Além das intervenções propostas, o projeto propõe a elaboração do “Cotidiário de (im)Possibilidades: Literatura indígena na escola”, produto educacional em formato de “E-book” em que consta o relato das experiências desenvolvidas em sala de aula a partir do projeto Palavra Pulsante, discutindo as possibilidades e/ou impossibilidades do trabalho com a Literatura de autoria indígena. Além desses relatos, há sessões em que são discutidos conceitos e preconceitos que normalmente se configuram como dificuldades para o desenvolvimento do trabalho com temáticas indígenas na escola. O material inclui ainda sessões em que há sugestões de leituras, de sites, filmes ou músicas que possam contribuir para pluralizar os discursos a fim de dialogar com a diversidade e contribuir para a formação cidadã dos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2253651 - ANDRE DE ALMEIDA REGO
Presidente - 899.149.886-87 - EDSON MACHADO DE BRITO - IFBA
Externo à Instituição - HELANIA THOMAZINE PORTO - UNEB
Notícia cadastrada em: 05/07/2019 14:17
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