Banca de DEFESA: FRANCISCO CRUZ DO NASCIMENTO

DISCENTE : FRANCISCO CRUZ DO NASCIMENTO
DATA : 10/07/2019
LOCAL: Tereiro do Caxuté, estrada da Graciosa, Km 11, Distrito de Cajaiba, Valença- Ba

A Pedagogia do Terreiro na Luta Por Direitos

Pedagogia, luta, direitos, comunidades tradicionais e Terreiro Caxuté.

A Pedagogia de Terreiro na luta por direitos é uma pequisa-ação que deseja dar visibilidade a educação transgressora de cunho político social sedimentando os seus conceitos na episteme Bantu/indígena no Terreiro/escola Caxuté. O produto final é um vídeo-documentário nascido de entrevistas com as atrizes e atores do processo educacional do Terreiro Caxuté. São pessoas simples que não precisam de linguagens sofisticadas para dizerem o que sentem, o que sabem, o que pensam e o que desejam: direitos. O Terreiro Caxuté está localizado no Distrito de Cajaíba, zona rural do município de Valença, Território de Identidade do Baixo Sul da Bahia, palco da luta contra hegemônica e da resistência negra, na história de lutas por direitos dos povos e das comunidades tradicionais. É na escola não formal Caxuté que os enfrentamentos aos opressores ganham força na ancestralidade negra da educação antirracista e encontra caminhos para a aplicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08.

Presidente - 1149021 - ANA CRISTINA SANTOS PEIXOTO
Interno - 1793733 - CYNTHIA DE CASSIA SANTOS BARRA