Banca de DEFESA: ADEMAR OLIVEIRA CIRNE FILHO

DISCENTE : ADEMAR OLIVEIRA CIRNE FILHO
DATA : 12/07/2019
LOCAL: UFSB - Campus Jorge Amado

Racismo religioso em escolas da Bahia: Autoafirmação e inclusão de crianças e jovens de terreiro.

Crianças e jovens; Multiculturalismo; Racismo religioso; Religiões de matriz africana.

Este trabalho tem como temática o racismo religioso que sofrem as crianças e os jovens de religiões de matriz africana, no ambiente escolar formal. Tal problemática se tornou uma inquietação despertada no pesquisador a partir da sua ida aos terreiros de candomblé de Salvador, Bahia, e suas conversas com crianças e jovens que frequentam esses espaços. Por meio desses encontros, foi observado como o racismo religioso é presente na vida deles e como prejudica sua autoestima, frequência ou mesmo o abandono escolar. Nesse sentido, este trabalho apresenta um relato em forma de memorial do autor, conforme previsto no programa de pós-graduação, que foi fundamental para a compreensão da problemática estudada a partir da história de vida deste e para o fortalecimento de sua identidade negra. Além disso, com o objetivo de analisar essa problemática este trabalho utilizou-se de pesquisa direta e qualitativa, com as crianças e os jovens do Terreiro Ilê Axé Oxumarê, em Salvador e do Terreiro Ilê Axé Odara, em Itabuna. O resultado das entrevistas confirmou a inquietação inicial do pesquisador de que a prática do racismo religioso com crianças e jovens de terreiros existe realmente e prejudica profundamente o seu desempenho escolar. Esta prática do racismo religioso nas escolas perpassa pelo modelo de educação eurocêntrica e monocultural que ainda persiste na educação brasileira, onde os currículos não discutem a partir de uma perspectiva da diversidade cultural e religiosa, que permita compreender as diferenças existentes entre seus alunos, além de não promover processos de formação continuada dos gestores e professores das escolas. Além da contribuição teórica para o estudo do racismo religioso que passam as crianças e jovens de terreiro, este trabalho traz como contribuição prática um instrumento pedagógico, um livro em forma de cartilha, fundamentado na Lei 10.639/2003, para contribuir com a formação da comunidade escolar.

Presidente - 1149021 - ANA CRISTINA SANTOS PEIXOTO
Externo à Instituição - ANDRÉ LUIS NASCIMENTO DOS SANTOS - UFBA