Banca de QUALIFICAÇÃO: VALDIRENE CONTARATO PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALDIRENE CONTARATO PEREIRA
DATA : 13/09/2019
LOCAL: CSC

Infância(S), poder e resistência: cruzando saberes/fazeres nas narrativas construídas com as/os professoras/es da educação infantil em de Porto Seguro – Bahia

Palavras-chave: Professoras; Crianças; Infâncias; Educação Infantil.

Essa proposta de pesquisa traz por desafio central a investigação acerca das concepções de infância e de educação infantil que subsidiam as práticas das professoras que atuam neste nível de escolarização nas escolas municipais de Porto Seguro – Bahia. Partindo da compreensão de que saber e poder encontram-se mutuamente imbricados e que onde há poder, há resistência, o estudo busca ainda identificar os movimentos de resistências da infância presentes nas narrativas das educadoras-parceiras dessa investigação. O texto tem como interlocutoras/es autoras/es do pensamento pós-crítico, busca perceber as infâncias como fluxos de resistência às normatizações escolares e ao poder sobre a vida, sendo possível talvez viabilizar processos de invenção e criação nos espaços escolares. Desse modo, dialogo com FOUCAULT (1979, 1987, 1994, 1998) e algumas/alguns de suas/seus comentadoras/es, ouso tomar emprestado alguns de seus conceitos que utilizarei como ferramentas teóricas para pensar as temáticas: criança, infância, poder e resistência. A pesquisa de campo intenciona ser realizada com as/os professoras/es da educação infantil pública que estejam atuando na docência num movimento cartográfico, sustentadas nas metodologias pós-críticas em educação com autoras/es: (MEYER e PARAÍSO, 2014), (PASSOS; KASTRUP e ESCÓSSIA, 2015). Buscarei contribuir e compartilhar saberes em encontros com docentes de diferentes regiões do município e ir construindo coletivamente os trajetos dessa pesquisa, penso inicialmente na possibilidade de materializar um processo de estudo colaborativo, para conhecer/problematizar/tencionar as múltiplas dimensões da infância. As análises inicialmente inserem-se nas interações com as professoras, na percepção de seus saberes acerca das concepções de infância, bem como, de suas narrativas quanto aos movimentos de resistência com relação as normatizações escolares instituídas pelos documentos orientadores do trabalho nessa etapa da educação básica. De modo a potencializar os processos educativos e disposta a aprender junto, a proposta pode ser um convite para pensar uma educação infantil que parta das experiências criadoras das professoras e das crianças.

Interno - 3049314 - CAROLINA BESSA FERREIRA DE OLIVEIRA
Presidente - 1218431 - ELIANA POVOAS PEREIRA ESTRELA BRITO