Banca de DEFESA: MARCILEA FREITAS FERRAZ DE ANDRADE

DATA : 01/10/2019
LOCAL: Campus Paulo Freire

Cotidiário de (im)Possibilidades Literatura Indígena na escola

Literatura indígena, escola, estereótipos, preconceitos.

A manutenção do estigma de que as culturas indígenas são ágrafas e a reprodução de estereótipos sobre esses povos têm representado sérios obstáculos às práticas de valorização de seus saberes e da diversidade cultural brasileira. A partir dessa percepção e tendo em vista a necessidade de intervenções quanto ao currículo da Educação Básica de forma a contribuir para a abertura real do debate sobre a temática étnica na escola e a partir dela, foi elaborado o Produto Educacional intitulado “Cotidiário de (im)Possibilidades: Literatura indígena na escola”,  com o propósito de servir de apoio didático à educadores, para a inserção de textos literários de autoria indígena nas aulas de Língua, Literatura e Produção textual perpassando pelos conteúdos constantes no currículo previsto para o Ensino Médio, a fim de que se possa de fato trabalhar com história e cultura indígena resgatando suas contribuições nas áreas social, econômica e política pertinentes à história e formação do povo brasileiro, conforme prevê a lei 11.645/08. O Cotidiário tem o formato de “E-book” e contém relatos de experiências desenvolvidas em sala de aula, discutindo as possibilidades e/ou impossibilidades do trabalho com a Literatura de autoria indígena. Além desses relatos, há sessões em que são discutidos conceitos e preconceitos que normalmente se configuram como dificuldades para o desenvolvimento do trabalho com temáticas indígenas na escola. O material inclui ainda sessões em que há sugestões de leituras, de sites, filmes ou músicas que possam contribuir para pluralizar os discursos a fim de dialogar com a diversidade, descolonizar conhecimentos e contribuir para a formação intercultural dos estudantes.

Externo ao Programa - 2253651 - ANDRE DE ALMEIDA REGO
Presidente - 899.149.886-87 - EDSON MACHADO DE BRITO - IFBA