Banca de DEFESA: AMILTON PEREIRA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMILTON PEREIRA DOS SANTOS
DATA : 30/09/2019
HORA: 09:00
LOCAL: CSC
TÍTULO:

PEDAGOGIA QUILOMBOLA COMO POSSIBILIDADE DE TRANSGRESSÃO CURRICULAR


PALAVRAS-CHAVES:

Pedagogia quilombola; currículo; saberes locais. 


PÁGINAS: 117
RESUMO:

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como paisagem geral o quilombo Tomé Nunes, munícipio de Malhada, Bahia, e centrou sua atenção nas práticas curriculares desenvolvidas na Escola Municipal Senhor do Bonfim, localizada nesta comunidade. Fazendo uso de técnicas de pesquisa como entrevistas, grupos focais, observações do cotidiano escolar, conversas informais, buscou identificar elementos que possam contribuir para a construção coletiva de uma pedagogia quilombola na/da Escola Municipal Senhor do Bonfim. Compreende o currículo escolar como um dispositivo articulador dos saberes científicos e culturais materializado por fazeres docentes orientados pelos fazeres quilombolas cotidianos, objetivando a construção de uma prática formativa comprometida com a comunidade de Tomé Nunes na perspectiva da justiça social. Os aportes teóricos que nortearam essa pesquisa foram inspirados pelos estudos realizados por ARRUTI (2008), CANDAU (2007, 2008), HALL (2011), SOUZA (2015), PURIFICAÇÃO (2015), MACEDO (2013), dentre outros. A partir das contribuições desses autores, o estudo evidenciou que, embora, os professores tenham engajamento com os saberes/fazeres da comunidade, bem como o compromisso político em contribuir de forma significativa com a formação dos estudantes, a ausência de espaços/tempo de reflexão crítica sobre seus fazeres e saberes docentes, assim como a ausência de materiais didáticos-pedagógicos, acrescidos do desinteresse dos órgãos públicos para com a comunidade escolar da Escola Municipal Senhor do Bonfim, acabam por dificultar práticas curriculares voltadas a valorização e inserção dos saberes tradicionais e da cultura local aos processos de ensino aprendizagem. Ao identificar o engajamento dos professores que atuam na escola com a cultura do quilombo onde vivem e trabalham, essa investigação, apoiada pelo desejo expresso da comunidade escolar, em especial, o interesse manifesto pelos professores, traz como produto um recurso paradidático no formato de uma cartilha onde encontra-se mapeado algumas das mais significativas manifestações culturais presentes no quilombo Tomé Nunes. A trajetória desses saberes/fazeres foi vivamente acompanhada pela memória dos mais velhos que, apesar das mudanças dos novos tempos, permanecem vivas e carregadas de significados sociais, culturais, políticos  que resistem as atuais imposições e modismos educacionais fabricados pelo neoliberalismo e sua tônica no consumo imediato, nas aprendizagens coniventes ao fortalecimento das relações mercadológicas propícias ao aprofundamento do capital nesta sua nova fase.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1218431 - ELIANA POVOAS PEREIRA ESTRELA BRITO
Externo ao Programa - 1343877 - ALAMO PIMENTEL GONCALVES DA SILVA
Externo à Instituição - SUELY DULCE DE CASTILHO - UFMT
Externo à Instituição - TIAGO RODRIGUES SANTOS - UFRB
Notícia cadastrada em: 28/09/2019 10:31
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