Banca de DEFESA: EVALDO FERREIRA

DATA : 05/12/2019
LOCAL: CAMPUS PAULO FREIRE

Memórias e narrativas negras na Universidade Federal do Sul da Bahia

Relações Étnico-Raciais. Universidade Federal do Sul da Bahia. Narrativas. Identidades.

O presente estudo discute a educação para as relações étnico-raciais na Universidade Federal do Sul da Bahia, Campus Paulo Freire, e o papel das ações afirmativas no processo de formação e transformação dos indivíduos no ambiente universitário. Este estudo origina-se a partir das reflexões realizadas com os estudantes cotistas, problematiza a estima e o estigma (Goffman, 1975) de ser negro nesta instituição de ensino e busca compreender aspectos das relações étnico-raciais sob a perspectiva dos sujeitos participantes e seus relatos de experiência. Mediante aplicação de questionário semiestruturado entre estudantes negras e negros ingressantes pela Área Básica de Ingresso/ABI, analisamos os modos como estes estudantes rememoram e relatam suas vivências e enunciam seus pertencimentos identitários através de suas narrativas. As narrativas dessas estudantes estão sendo analisadas à luz de questões teórico-metodológicas formuladas por Boaventura de Sousa Santos (2007) e Lopes (2013), para os quais, narrar a vivência dos sujeitos tratados como subalternos transformou-se em uma ferramenta de resistência e fonte de conhecimento alternativo, e na perspectiva de Nora (2004) e Rodrigues (2005) que discutem memória e características multiculturais, respectivamente. Estruturamos este texto apresentando as políticas públicas de ação afirmativa em nível nacional e regional, em seguida, discutimos os aspectos da educação para as relações étnico-raciais e, por fim, analisamos as vivências e as memórias de estudantes cotistas como estratégia de abordagem das relações étnico-raciais, com vistas a perceber como estes alunos (re)constroem seus pertencimentos identitários nesta universidade. Com o resultado do estudo, confeccionamos um livro com intuito de contribuir no debate sobre ausências e estereótipos de grupos étnicos afrodescendentes da sociedade brasileira, trazendo para o centro da discussão, a formação e transformação do indivíduo através de suas próprias narrativas.

Presidente - 1148004 - FRANCISCO ANTONIO NUNES NETO
Interno - 1419156 - GESSE ALMEIDA ARAUJO