Banca de DEFESA: JESSICA SILVA PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JESSICA SILVA PEREIRA
DATA : 13/12/2019
LOCAL: CAMPUS PAULO FREIRE

COSTURANDO A VIDA COM FIOS DE FERRO: NARRATIVAS DE MULHERES NEGRAS COTISTAS NA UNEB/CAMPUS X.

Documentário; Políticas de ações afirmativas; Mulheres Negras; UNEB-DEDC/Campus X.

Este trabalho é o memorial da pesquisa que elaborou como produto didático o documentário “Costurando a vida com fios de ferro”, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais. A elaboração deste produto didático perpassou estudos bibliográficos e fílmicos, bem como os processos de subjetivação teórico-metodológica que incidiram em sua construção, em especial, as narrativas de vida e os documentários nacionais contemporâneos do cinema negro, associados às questões das ações afirmativas. Por exemplo, tópicos como as histórias das lutas por educação para a população negra no Brasil, particularmente das mulheres negras, associados aos preceitos teóricos que sustentaram a pesquisa sobre o processo de implementação das políticas de ações afirmativas nas universidades públicas brasileiras. Essa incursão introdutória servirá para mapear as ferramentas conceituais e instrumentais que incidiram sobre o argumento defendido no filme, bem como a escolha deste tipo de linguagem cinematográfica. Trata-se de um documentário autobiográfico que caminha entre os subgêneros performático e participativo, intercruzando a história da vida da diretora e as entrevistas narrativas de mulheres negras cotistas que ingressaram na Universidade do Estado da Bahia – Departamento de Educação/Campus X (UNEB/DEDC-Campus X) em Teixeira de Freitas-Bahia – entre os anos de 2004 e 2016. Além dos fragmentos de imagens e sons que trazem à tona os sentimentos dessas mulheres em relação às suas trajetórias acadêmicas, o registro das suas narrativas revelam seus desafios e suas conquistas dentro do ambiente universitário, trazendo-nos a “voz” (argumento) desse documentário: sob quais condições esses corpos-negros-mulheres permaneceram dentro do Departamento de Educação – Campus X. O nome desse documentário é inspirado na escrevivência de Conceição Evaristo, no conto “A gente combinamos de não morrer”, do livro Olhos D´Água, e também na descrição das vivências narradas pelas depoentes. Além de poético, esse título sintetiza metaforicamente a vida dessas mulheres, que, cotidianamente, costuram as suas vidas com fios de ferro. Assim, o produto didático nos convida a refletir e a problematizar as experiências dessas acadêmicas, através dos corpos-negros-mulheres, apresentado os desafios e as conquistas vivenciadas dentro dessa estrutura institucional no extremo sul da Bahia.

Externo à Instituição - DHANYANE ALVES CASTRO - IF Baiano
Presidente - 1856892 - GILSON BRANDAO DE OLIVEIRA JUNIOR