Banca de DEFESA: MARIZE PINHO REZENDE

DISCENTE : MARIZE PINHO REZENDE
DATA : 23/03/2020
LOCAL: CSC

CURRÍCULO E SABERES LOCAIS: uma proposta coletiva para o ensino fundamental do município de Santa Cruz Cabrália.

Currículo; cultura; saberes locais.

No Brasil, as preocupações com o currículo remetem aos anos 1920 e persistem aos dias atuais. O currículo constitui-se como um campo de forças onde diferentes normativas disputam sentidos sobre como devem ser os currículos escolares da educação básica. Fazem parte deste jogo de forças, todo um conjunto normativo que, ao prescreverem parâmetros, diretrizes e bases curriculares - quase sempre sem a participação dos professores e das comunidades escolares – acabam por produzir resistências tanto por parte dos estudiosos da área, quanto da própria comunidade escolar. Em vista disso, esse estudo analisou os caminhos percorridos pelos documentos legais: Parâmetros Curriculares Nacionais( PCNs), Diretrizes Nacionais Curriculares e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de contextualizá-los e tencioná-los na rede de discursos produzida pelos diálogos, discussões, entendimentos manifestos entre os docentes da educação municipal do Município de Santa Cruz Cabrália (Ba). Neste sentido, o desafio da pesquisa realizada resultou na construção de um caderno de orientações curriculares que considere as discussões realizadas e valorize as diferentes etnias e culturas presentes nos contextos da educação escolarizada do município de Santa Cruz Cabrália, tornando-se assim mais significativo. O trabalho se beneficiou em especial da abordagem sobre Ciclo de Políticas desenvolvidas por Stephen Ball e colaboradores (Bowe; Ball; Gold, 1992) e pelos ensinamentos de dois estudiosos do campo do currículo: Thomaz Tadeu da Silva e Elizabeth Macedo.

Interno - 3049314 - CAROLINA BESSA FERREIRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - CLEIA DEMETRIO PEREIRA - UDESC