Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA SOUSA TEIXEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALESSANDRA SOUSA TEIXEIRA
DATA : 03/04/2020
HORA: 15:30
LOCAL: CPF-SEDE
TÍTULO:

ENCRUZILHADAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE TEIXEIRA DE FREITAS – BA: UMA AUTOETNOGRAFIA INTERSECCIONAL ENTRE CRIANÇAS, INFÂNCIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS)


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Infantil; Interseccionalidade; Autoetnografia; Infâncias; Crianças.


PÁGINAS: 39
RESUMO:

O material que se apresenta faz parte do projeto de pesquisa de mestrado “Encruzilhadas Pedagógicas na Educação Infantil de Teixeira de Freitas – BA: uma autoetnografia interseccional entre crianças, infâncias e formação de professores (as)”, submetido ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico- Raciais – PPGER, IHAC – UFSB, Campus Paulo Freire. Os objetivos da pesquisa estão direcionados com objetivo geral: Compreender os impactos causados nos processos de subjetivação das crianças a partir das relações étnico-raciais e suas interseccionalidades com as questões de gêneros e sexualidades nas instituições de Educação Infantil da rede municipal de Teixeira de Freitas; e os objetivos específicos: a) Identificar quais são os empecilhos para a efetivação das práticas educativas propostas pelos projetos de intervenção (PI’s) elaborados no contexto da formação continuada “Práticas promotoras de igualdade racial”; b) Levantar informações acerca dos limites e possibilidades das Instituições e suas/ seus professoras/ professores em lidar com as questões de raça, gêneros e sexualidades na Educação Infantil; c) Sistematizar estudos em formato de encontros de formação, que possibilitem reelaborações de crenças excludentes visando a promoção de uma educação para as relações étnico- raciais e antissexista; d) Avaliar as contribuições possibilitadas pela referida formação para a prática pedagógica dos professores e professoras participantes. A proposta metodológica está direcionada num diálogo autoetnográfico e etnográfico na aproximação com as crianças, fazendo uso também de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa se justifica nas ausências e silêncios acerca das questões de gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais, o que torna necessário um trabalho interseccional na Educação Infantil, onde a luta antirracista ande de mãos dadas no enfrentamento do machismo, sexismo e misoginia. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BENEDITO GONCALVES EUGENIO - UESB
Interno - 023.986.595-26 - LILIAN LIMA GONÇALVES DOS PRAZERES - UNEB
Externo à Instituição - Luzineide Miranda Borges - UESC
Presidente - 1024980 - PAULO DE TASSIO BORGES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 19/03/2020 10:19
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