Banca de QUALIFICAÇÃO: JAMAIRA CONCEIÇÃO DA SILVA

DISCENTE : JAMAIRA CONCEIÇÃO DA SILVA
DATA : 03/04/2020
LOCAL: CPF-SEDE

Entre livros e laços: o lugar da representação das famílias negras campesinas na (re)construção identitária e no pertencimento negro dos Sem Terrinhas do acampamento Bela Manhã, em Teixeira de Freitas – Bahia

Sem Terrinha; Famílias negras; Literatura; (Re)construção de Identidade e pertencimento negro; MST.

Este projeto de pesquisa tem como objetivo apreender as marcas de pertencimento étnico-racial das crianças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, baseando-se em narrativas literárias do arquivo negro brasileiro que, por sua vez, fomentem uma investigação sobre o modo com que a representação das famílias negras contribui para a (re)construção de identidade dos Sem Terrinhas integrantes do acampamento Bela Manhã, localizado em Teixeira de Freitas, Bahia. Tal proposta ancora-se, fundamentalmente, na compreensão de que a formação da identidade da criança se dá nos processos das interações sociais, sendo inicialmente o âmbito dos espaços familiares e a inserção em instituições de educação infantil de especial relevo. No acampamento Bela Manhã, as pautas de reivindicação da comunidade se fazem sensíveis às crianças por meio da brigada Nelson Mandela, das cirandas itinerantes e de intervenções desenvolvidas no espaço comunitário dentro da Escola Municipal Alfredo Felix Correia. Diante disso, as abordagens teórico-metodológicas que subsidiam este projeto serão desenvolvidas em interação com o arquivo da literatura infantil negra através de seis intervenções que norteiam a confecção de um livro-álbum família produzido pelas crianças. O referencial do projeto pauta-se nos estudos de Márcia Mara Ramos e Monyse Ravenna de Sousa Barros sobre as infância Sem Terra; Teresa Colomer, Marisa Lajolo e Regina Zilberman enquanto aporte para a mobilização da literatura infantil; Sandra Petit, conceituando sobre a literatura negra, pretagogia e pertencimento negro; Lilia Moritz Schwarcz e Flávio dos Santos Gomes com os estudos sobre as famílias negras escravizadas; Stuart Hall sobre construção de identidade e Orlando Fals Borda com as balizas da pesquisa-ação. Almeja-se, por fim, dialogar com a ótica crítica e reflexões formuladas pelos Sem Terrinhas, no que tange às questões étnico-raciais, para então, compor um livro que vai incorporar elementos dos livros-álbum família produzidos pelos Sem Terrinhas, somando as minhas reflexões em relação ao processo de desenvolvimento das intervenções.

Presidente - 3067096 - FABIANA CARNEIRO DA SILVA
Interno - 554.349.325-87 - GEAN PAULO GONÇALVES SANTANA - UNEB