Banca de QUALIFICAÇÃO: ALANA ASSUNCAO DAMASCENO DE SOUZA

DISCENTE : ALANA ASSUNCAO DAMASCENO DE SOUZA
DATA : 02/04/2020
LOCAL: CPF-SEDE

A Política de Assistência Estudantil e a permanência de estudantes ingressantes pelo sistema de cotas no IF Baiano de Teixeira de Freitas: aspectos materiais e simbólicos

Cotas. Políticas de ações afirmativas. Assistência Estudantil. Acesso. Permanência.

As cotas na educação representam um marco no que concerne à adoção de políticas de ações afirmativas no Brasil, vindo a ampliar as possibilidades de acesso de estudante negros e pobres em um ambiente historicamente elitista: a universidade. Nesse contexto, considerando que as políticas afirmativas não se encerram no acesso, a assistência estudantil busca contribuir para garantir a permanência dos estudantes nas instituições oficiais de ensino. Não só na universidade, mas também nos Institutos Federais. Nesta pesquisa, problematizamos se esta política contribui – na perspectiva dos estudantes – para a permanência nesse espaço, analisando ainda, a opinião dos estudantes sobre as políticas afirmativas e sobre o que é desenvolvido no campus Teixeira de Freitas do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). Ressaltamos que a ideia de permanência adotada aqui tem como parâmetro duas perspectivas distintas, mas complementares: i) a permanência material ligada às condições objetivas de sobrevivência; ii) a permanência simbólica atrelada a uma dimensão subjetiva de integração a esses espaços. Os sujeitos participantes da pesquisa são os estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Médio que ingressaram na instituição pelo sistema de cotas.

Externo à Instituição - DHANYANE ALVES CASTRO - IF Baiano
Presidente - 1148004 - FRANCISCO ANTONIO NUNES NETO