Banca de QUALIFICAÇÃO: SAYONARA OLIVEIRA ANDRADE ELIAS

DATA : 06/04/2020
LOCAL: CPF-SEDE

BRASIL-LÁ-ANGOLA-CÁ: DIALÓGOS TRANS-INTER-ATLÂNTICOS

Colonialismo; interculturalidade; tecnologias digitais; protagonismo juvenil; métodos de ensino-aprendizagem.

A pesquisa tem como objetivo construir um modelo de aprendizagem intercultural baseado nas redes sociais, visando o aprendizado colaborativo, e partindo de uma experiência dialógica entre jovens brasileiros e angolanos: os alunos de uma escola pública de Teixeira de Freitas-BA e um grupo de escoteiros angolanos sediado em Luanda, Angola. Num primeiro momento, os profundos laços culturais existentes entre Brasil e Angola são revisitados historicamente em seus vínculos com o Império Colonial Português. Tal análise possibilitará avaliar as reminiscências desse colonialismo nas duas margens do Atlântico, sobretudo no que tange às suas construções identitárias, oficiais e não oficiais. Num segundo momento, há um breve estudo de como as tecnologias móveis, em especial o celular, podem auxiliar na construção dos processos de ensino-aprendizagem, apontando as suas contribuições para uma aprendizagem móvel, colaborativa e intercultural, atendendo às demandas dos paradigmas educacionais contemporâneos. Partiu-se do conceito de cultura digital, e utilizou-se o WhatsApp como ferramenta comunicacional, com a finalidade de (re)construir relações de respeito às (des)semelhanças étnico-culturais (re)existentes entre Brasil e Angola. Finalmente, descrever-se-á o processo de criação, organização e utilização do grupo de WhatsApp como uma estratégia alternativa que fomenta a interação, a autonomia e a coautoria da aprendizagem, tornando os sujeitos agentes ativos no processo de construção do conhecimento. Essa experiência foi registrada em um vídeo curta-metragem que contém os depoimentos e as impressões dos participantes. O produto apresentado pretende contribuir para que outros profissionais possam utilizar-se dessa metodologia para o fortalecimento de práticas pedagógicas alternativas pautadas na interculturalidade e nas tecnologias digitais, pois, quando se pensa em Educação Básica, deve-se levar em consideração que ela constitui um espaço significativo para a consolidação identitária de jovens e adolescentes, e a escola, seja ela formal ou não-formal, deve proporcionar caminhos diversos para o ensino-aprendizagem.

Interno - 1148004 - FRANCISCO ANTONIO NUNES NETO
Presidente - 1856892 - GILSON BRANDAO DE OLIVEIRA JUNIOR