Banca de QUALIFICAÇÃO: ILRISMAR OLIVEIRA DOS SANTOS

DISCENTE : ILRISMAR OLIVEIRA DOS SANTOS
DATA : 03/04/2020
LOCAL: CPF-SEDE

TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES GAYS E LÉSBICAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: NARRATIVAS E MEMÓRIAS

Narrativas; Memórias; Gêneros, Sexualidades; Educação do Campo.

O presente projeto versa acerca das memórias e narrativas dos jovens LGBTs do campo, especificamente do/no município de Prado/BA, bem como em cenas de memórias autobiográficas do pesquisador. A proposta se insere nas atividades do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais – PPGER, no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências – IHAC da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB. O mesmo tem como objetivo geral: Analisar as memórias e narrativas de jovens gays e lésbicas em áreas campesinas acerca dos seus processos educativos na Educação do Campo; e como objetivos específicos: a) Problematizar as categorias feminilidades e masculinidades em áreas campesinas; b) Refletir sobre o posicionamento da escola do campo frente aos estudantes LGBTQIA+; c) Identificar os mecanismos de controle dos corpos dissidentes na Educação do Campo; d) Promover com xs professores da Educação do Campo diálogos não sexistas e LGBTfóbicos por meio de uma proposta de formação continuada. A pesquisa fará uso das reminiscências dos (as) estudantes gays e lésbicas da educação do campo, sendo utilizadas entrevistas semiestruturadas e cenas autobiográficas do pesquisador. A pesquisa se justifica como necessária no rompimento do silenciamento das questões de gêneros e sexualidades na educação do campo, onde ainda permanecem legitimadas categorias com viés de classe, sendo necessária uma análise interseccional que dialogue com questões de gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais.

Presidente - 1024980 - PAULO DE TASSIO BORGES DA SILVA
Interno - 3068113 - REBECA VALADAO BUSSINGER