Banca de QUALIFICAÇÃO: LUZIA BATISTA DOS SANTOS

DISCENTE : LUZIA BATISTA DOS SANTOS
DATA : 26/05/2020
LOCAL: CSC

ESCREVIVÊNCIAS NO CHÃO DA ESCOLA: O PAPEL DA LITERATURA NEGRA COMO PRÁXIS DE RESISTÊNCIA

Literatura Negra. Livro Didático. Formação de Professoras(es).

Esse projeto traz uma proposta de inserção da Literatura Negra em sala de aula através da formação continuada das(os) professoras(es) de Língua Portuguesa. Este estudo se faz necessário, tendo em vista que o ensino da literatura ainda é pautado em obras que pouco ou nada representam para a comunidade negra, fortalecendo estereótipos e preconceitos, tais como, a imagem da mulher negra subalternizada e subjugada. Trago uma reflexão acerca da Lei nº 10.639/2003 que problematiza a inserção da Literatura Negra na escola e sugiro atividades que possam intervir na prática das(os) professoras(es) de Língua Portuguesa no que se refere à abordagem dessa literatura negra em sala de aula. As teóricas que colaboram nessa empreita são Conceição Evaristo (2010), Bell Hooks (1995), Lélia Gonzalez (2008), Ana Célia Silva (2005). A ideia é fomentar por meio da inserção da Literatura Negra na formação continuada, uma ferramenta educacional para pesquisar, compartilhar e dialogar sobre literatura negra em sala de aula. Para a consecução desses objetivos, será utilizada uma metodologia qualitativa, com pesquisa bibliográfica, análise de conteúdos de material didático e diagnóstico situacional. A pesquisa será realizada por meio da análise sobre a forma em que a literatura de autoria negra é abordada em livros didáticos de Língua Portuguesa do 8º e 9º ano do Ensino fundamental 2, escolhidos pelos(as) professores(as)  do Colégio Municipal de Porto Seguro, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Como segundo momento dessa metodologia, será realizado  um diagnóstico situacional no intuito de ouvir as inquietações, percepções e visões das(os) professora(es) sobre o trabalho com essa temática nas aulas de português, a partir daí realizaremos juntamente com as(os) docentes as oficinas, uma proposta de escrevivência, termo cunhado pela escritora Conceição Evaristo, para traçar uma escrita de sua própria história, bem como levar o aluno a fazer a sua escrevivência a partir do real vivido no ambiente escolar. Como Produto Final, objetivamos construir um caderno pedagógico cujo objetivo é auxiliar didática e pedagogicamente as(os) professoras(es), a ministrar aulas sobre a Literatura negra, de forma interativa, estimulante e acima de tudo, aulas que mostrem escritas de mulheres negras trazendo como protagonistas as personagens negras. Nesse caderno as(os) professoras(es) irão encontrar recursos pedagógicos, planos de aulas, textos de autoras negras, contos, poesias, sugestões de filmes e documentários.

Externo à Instituição - FRANCIANE CONCEIÇÃO DA SILVA - UFPB
Interno - 3026933 - HAMILTON RICHARD ALEXANDRINO FERREIRA DOS SANTOS