Banca de DEFESA: CARLA FERNANDA SANTOS LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLA FERNANDA SANTOS LIMA
DATA : 18/05/2020
HORA: 14:30
LOCAL: sala virtual RNP/UFSB
TÍTULO:

Tessituras em Formação: Por uma Educação Antirracista.


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Antirracista; Educação Básica; História e Cultura Africana e Afro-Brasileira; Formação de Professores.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

A educação no Brasil, após 2003, com a implementação da legislação que introduz a História e Cultura Africana e Afro-brasileira no currículo da Educação Básica, passou a enfrentar certos desafios quanto às metodologias a serem adotadas na aplicação prática da lei e também no que tange às alterações realizadas nos conteúdo dos em função dessas mudanças na legislação. Foi somente no curso das duas últimas décadas que as visões e memórias das últimas gerações de escravos/as e de negros/as libertos/as, acerca dos seus planos, ações e destinos, antes e após a Abolição da Escravidão, começaram a emergir como um dos problemas históricos cruciais para a historiografia brasileira. Durante muito tempo, a produção historiográfica se restringiu à análise da questão da marginalização dos remanescentes da escravidão e de seus descendentes no contexto do mercado de trabalho no pósemancipação. (MATTOS & RIOS, 2004).A educação brasileira promoveu uma exclusão do povo negro e de outros povos que formam o povo brasileiro ,no espaço escolar, não apenas pelo não acesso desses nas salas de aula, mas pela ocultação de sua história e sua cultura nos conteúdos escolares, pois como aparece nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana afirmam: “Ainda persiste em nosso país um imaginário étnico-racial que privilegia a brancura e valoriza principalmente as raízes europeias da sua cultura, ignorando ou pouco valorizando as outras, que são a indígena, a africana, a asiática” (BRASIL, 2004, p.5). Diversos são os desafios para a efetivação da implementação do Ensino da História e Cultura Afro-brasileira, mas entre eles temos o grande desafio da formação dos professores para trabalharem essa temática. Quanto a formação de profissionais da educação e especificamente os professores, muitos são os fatores que contribuem para dificultar a implementação da lei 10639/03, entretanto sinalizaremos alguns fatores fundamentais para essas dificuldades. Mesmo com a promoção de ações para formação de professores que ocorrem nos anos após aprovação percebemos muitas dificuldades que são detectadas sobre a capacitação adequada desses profissionais. Desse modo esse trabalho versa sobre as possibilidades de construí uma educação antirracista, na perspectiva de formação de professores


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1149021 - ANA CRISTINA SANTOS PEIXOTO
Presidente - 1965316 - CELIA REGINA DA SILVA
Externo à Instituição - Luzineide Miranda Borges - UESC
Externo à Instituição - RAFAEL PETRY TRAPP - UNEB
Notícia cadastrada em: 17/04/2020 17:15
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