Banca de DEFESA: MARIA GILCÉLIA SACRAMENTO PINHEIRO

DISCENTE : MARIA GILCÉLIA SACRAMENTO PINHEIRO
DATA : 17/08/2020
LOCAL: sala virtual RNP/UFSB

COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBO EMPATA VIAGEM (MARAÚ/BA) E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE: UM ESTUDO DA PERCEPÇÃO DO LUGAR COMO CONTRIBUIÇÃO À EDUCAÇÃO QUILOMBOLA

Remanescente de Quilombo, Quilombo Empata Viagem; Educação Escolar Quilombola; Identidade; Decolonialidade.

A Educação Escolar Quilombola é pautada na construção coletiva do conhecimento onde os saberes e fazeres do lugar são a base para essa educação. Esta dissertação possuiu como Projeto de Intervenção e Produto Educacional o objetivo de construir coletivamente de uma Proposta Pedagógica Quilombola para a Escola Municipal Tomé Monteiro, localizada na comunidade de Remanescente de Quilombo Empata Viagem, Maraú/BA. O presente trabalho é composto por etapas que, em muitos momentos, foram construídas coletivamente através de oficinas, entrevistas e rodas de conversas com a comunidade do Empata Viagem. Assim é constituída de um Memorial Descritivo que demonstra a minha trajetória como educadora onde, através dos meus alunos e alunas, entrelacei aquela Comunidade Remanescente de Quilombo Empata Viagem com o Projeto de Intervenção que surgiu coletivamente. Neste sentido, narro um pouco das histórias do município de Maraú/BA relacionando com a trajetória de luta daquele Povo do Remanescente de Quilombo Empata Viagem por reconhecimento oficial e uma Educação, efetivamente, Escolar Quilombola. Por fim, apresento o Produto Educacional também constituído coletivamente com a comunidade, numa perspectiva decolonial através da elaboração de uma Proposta Pedagógica Quilombola e da realização do I Seminário de Educação Quilombola da comunidade Remanescente de Quilombo Empata Viagem. Todas as etapas desse trabalho foram inspiradas pela desejo de construção de uma escola quilombola pautada na formação de uma Educação Escolar Quilombola pensada e organizada com a comunidade de maneira decolonial, intercultural e pautada no pensamento de Paulo Freire. O objetivo era contemplar os anseios, os saberes e fazeres da comunidade do Remanescente de Quilombo Empata Viagem (Maraú/BA), onde fossem abordados temas como: memória individual/coletiva, ancestralidade, territorialidade, oralidade, agricultura familiar e práticas culturais. Assim, procurei narrar os caminhos e descaminhos percorridos coletivamente na busca pela construção de uma Educação Escolar Quilombola onde a identidade quilombola seja respeitada.

Presidente - 066.250.508-57 - CARLOS JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS - UESC
Interno - 1793733 - CYNTHIA DE CASSIA SANTOS BARRA