Banca de DEFESA: ALINE DE SOUZA GALISA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALINE DE SOUZA GALISA
DATA : 24/08/2020
HORA: 09:00
LOCAL: METAPRESENCIAL
TÍTULO:

ENTRE O CAMPO E A CIDADE: NARRATIVAS DE ESTUDANTES SEM TERRA –  ACESSIBILIDADES E SOCIABILIDADES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS NO ESPAÇO ESCOLAR URBANO


PALAVRAS-CHAVES:

Educação do Campo. MST. Currículo.


PÁGINAS: 179
RESUMO:

A escola compõe uma diversidade de povos e suas respectivas culturas, sendo assim, existem particularidades culturais e sociais que devem ser consideradas em todo processo educacional contribuindo para a construção de uma sociedade que se comprometa com a participação democrática, a equidade e o reconhecimento dos diferentes grupos socioculturais que a integram. A educação é um caminho possível para quebrar as diferenças sociais. Para tanto, é preciso desconstruir práxis político-pedagógicas enrijecidas para se construir currículos interligados à realidade sócio histórica dos estudantes. Diante dessas assertivas, foi realizada a pesquisa com a intenção de compreender as interfaces do processo socioeducativo de acolhimento de estudantes oriundos das escolas do campo do MST, no contexto sócio educacional do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizado em Itamaraju-BA, tendo como participantes/sujeitos da pesquisa dois estudantes concluintes da 3ª série do Ensino Médio e dois egressos do Ensino Médio do Colégio Modelo, autodenominados Sem Terra e residentes em um dos assentamentos do entorno da cidade de Itamaraju. E, como fio norteador, averiguar como se sentem esses estudantes egressos das escolas dos assentamentos do MST em uma escola dentro da cidade, e de que maneira ele se vê contemplado nas atividades político-pedagógicas. Não obstante, a partir da análise de suas  trajetórias de vida, compreender os sentidos e significados atribuídos por esses sujeitos à conquista da educação formal. Então, o recorte da pesquisa é por conjecturarmos que os processos políticos pedagógicos não consideram, na pratica as realidades desses sujeitos mesmo em se tratando de uma população que contribuiu e contribui para a construção da história do município, tanto econômica quanto social.  Optei por um percurso discursivo-metodológico caracterizado por uma abordagem qualitativa, dialogando com a Análise da Conversação, de acordo com o protocolo de transcrição de fala disposto por Marcuschi (2003). As entrevistas semiestruturadas, apontando um tema norteador, foram agendadas previamente e realizadas no espaço escolar. Sob o ponto de vista da cordialidade, os encontros foram conduzidos com base na colaboração natural (MEIHY, 2005). O aporte teórico dialoga com Roseli Salete Caldart, para fundamentar reflexões acerca da Educação do Campo; com Maria Nalva Rodrigues de Araujo, como embasamento para a História da Educação do MST; com Anísio Spínola Teixeira, para refletir sobre a educação como um caminho possível para quebrar as diferenças sociais; com Paulo Freire, um aporte significativo necessário à reflexão da construção de novos conhecimentos a partir do que os estudantes trazem para dentro da escola, ligando escola e comunidade no diálogo com as diferenças. Nessa esteira, também há interlocução com Erving Goffman, nas reflexões acerca dos indivíduos estigmatizados. Por fim, a pesquisa culminou na produção de um e-book titulado: ENTRE O CAMPO E A CIDADE: Narrativas de estudantes Sem Terra - acessibilidades e sociabilidades político-pedagógicas no espaço escolar urbano,  que objetiva somar-se aos materiais político-pedagógicos para estudantes, professores, coordenadores e para outros que atuam na gestão escolar,  e contribuir, a partir das reflexões apresentadas, para a inclusão, no currículo das escolas, de temáticas e estratégias pedagógicas que dialoguem com a realidade dos sujeitos que constituem os movimentos sociais. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 554.349.325-87 - GEAN PAULO GONÇALVES SANTANA - UNEB
Interno - 023.986.595-26 - LILIAN LIMA GONÇALVES DOS PRAZERES - UNEB
Externo à Instituição - LUZENI FERRAZ DE OLIVEIRA CARVALHO - UNEB
Notícia cadastrada em: 03/08/2020 12:34
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