Banca de DEFESA: JOSIVALDO FELIX CÂMARA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSIVALDO FELIX CÂMARA
DATA : 28/08/2020
LOCAL: sala virtual via google meet

“O CHÃO QUE A GENTE PISA”: UMA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DA CIA DE TEATRO NEGRO MÁRIO GUSMÃO DE PAU BRASILBAHIA

Educação antirracista; Patrimônio cultural afro-brasileiro; Educação não formal.

Esta pesquisa tem como tema central “O Chão que Gente Pisa”: Uma Produção Audiovisual da Cia De Teatro Negro Mário Gusmão de Pau Brasil - Bahia. O desejo de realizar a investigação culminou a partir da experiência em uma Escola municipal de Pau Brasil-BA, na posição de docente da disciplina História e Cultura Afro-Brasileira no Ensino Fundamental II e também na atuação como Diretor da Cia de Teatro Negro Mário Gusmão da mesma localidade. Com o objetivo de preservar a memória e reconhecer os símbolos da história e cultura da população negra intencionou-se com a pesquisa, desenvolver uma produção audiovisual sobre a Cia de Teatro Negro Mário Gusmão de Pau Brasil-BA para ampliar as atuações antirracistas para afirmação e (re) construção de pertencimentos identitários de sujeitos negros (as) e indígenas. Assim, atendendo a seguinte problematização para direcionar esta produção: De que forma a Cia de Teatro Negro Mário Gusmão de Pau Brasil-BA contribui na (re) construção e afirmação de pertencimentos identitários de sujeitos negros (as) e indígenas a partir das suas atuações antirracistas? Para trabalhar este objeto de estudo escolheu-se a pesquisa-ação e pesquisa intervenção. Com o desenvolvimento da proposta, se estabeleceu os subsequentes objetivos específicos: a) Discutir os contextos sociais, culturais, históricos e patrimoniais de fundação e das ações desenvolvidas pela Companhia de Teatro Negro Mário Gusmão de Pau-Brasil-BA; b) Evidenciar a Companhia de Teatro Negro Mário Gusmão de Pau-Brasil-BA como espaço não formal de educação antirracista e afirmação identitária descrevendo suas atuações e o processo de construção da produção audiovisual; e, por fim, c) Analisar as contribuições da Companhia de Teatro Negro Mário Gusmão de PauBrasil-BA na afirmação e (re) construção dos pertencimentos identitários a partir das narrativas dos (as) integrantes negros (as) e indígenas (atores, atrizes, dramaturgo, coordenadora, orientadora e diretor). A metodologia O trabalho teatral destes (as) jovens trouxe experiências entre as comunidades negras e indígenas do Território de Identidade Litoral Sul da Bahia, apontando para a necessidade de aproximar o conhecimento da educação formal e não formal, tendo como marco, a experiência em rodas de conversas, pesquisas e convivência com os coletivos sociais e apresentações teatrais. As atividades desenvolvidas nesses coletivos têm servido como suporte pedagógico para os (as) interlocutores (as) desenvolverem o papel de multiplicadores e guardiões do patrimônio material cultural dos saberes adquiridos nas vivências, transmitindo, inclusive, o anseio e a vontade de ocupar espaços sociais negados pelo Estado e pela elite brasileira desde a colonização. Portanto, artes cênicas produzidas por atrizes e atores negros têm cavado seus espaços de atuação durante a trajetória na Cia de Teatro Negro Mário Gusmão de Pau Brasil, e, de forma complementar, o reconhecimento da comunidade ao que é apresentado e representado, fazendo intervir o conceito de patrimônio cultural afrobrasileiro para identificá-los, e assim, as ações da educação não formal buscam desconstruir o simbólico e o imaginário negativo que estigmatizam os conceitos e práticas, bem como os seus legados à sociedade brasileira; e, por outro lado, busca propiciar o fortalecimento das identidades, visando inserir um novo olhar sobre o negro e o indígena no Brasil e no município de Pau Brasil na Bahia repensando o respeito às diferenças inerentes a cada um, sendo esta uma das funções da educação.

Interno - 066.250.508-57 - CARLOS JOSÉ FERREIRA DOS SANTOS - UESC
Externo à Instituição - CLEBER RODRIGO BRAGA DE OLIVEIRA - UNIFAP